segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Agressões à forma: susto

Tem várias pessoas adultas que adoram pregar susto em crianças só para verem a reação que elas têm, só para depois zombarem de suas carinhas assustadas. Hoje trago a vocês as reações anatômicas que um susto pode provocar em alguém. Quando uma criança, ou mesmo um adulto, leva um susto muito forte, a postura se altera, toda a musculatura se contrai, desencadeia-se um estado de alerta em todo o organismo, e os sentimentos mudam rapidamente! O distresse (estresse excessivo) aciona o sistema límbico (região do cérebro responsável por nossas emoções e comportamentos sociais), podendo proporcionar  emoções de pânico e raiva, de pavor e angústia, de impotência e perda, de desespero e depressão...  Os olhos, ouvidos e nariz se alteram e ficam alertas; os músculos se fecham ocorrendo um tipo de anestesiamento que pode ser  precedido por um desmaio, a pressão sanguínea despenca e, dependendo da pessoa, esta situação poderá  resultar em morte.

Se tudo isto citado acima não fizerem vocês refletirem sobre as possíveis alterações físicas e comportamentais que um susto provoca, não sei mais como alertá-los. Brincadeiras de esconder atrás da porta, de colocar máscaras de bichos, de chegar por trás e soltar um grito, enfim... não são recomendáveis.  Em vez de brincarem de coisas que causam pânico por que não brincam com objetos e brincadeiras que elevam a autoestima infantil e que trazem benefícios para o bom desenvolvimento emocional das crianças?


Quando virem algum adulto brincando de assustar alguma criança, por favor, não achem graça neste tipo de brincadeira e ajudem àquela criança explicando para o adulto o mal que esse tipo de atitude causa! Ainda mais: se fizeram isso com você quando criança, não repita esta atitude estúpida! Isto não traz benefício algum; ao contrário, pode causar grandes problemas e doenças desnecessárias, desconfortos futuros em nível físico e emocional, fazendo com que se tenha que buscar auxílio profissional e medicamentoso na vida adolescente ou adulta desse pequeno ser!  Vivam a vida com as crianças de forma mais harmônica, sem sustos e medos, esbanjando carinho e afeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário