quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Era da tecnologia digital: crianças planetárias

Vi numa rede social uma foto de uma criança com dois anos de idade, deitada, toda desajeitada, que com a mão esquerda segurava a mamadeira e com a direita estava usando um tablet. Na legenda da foto a mãe dizia estar toda orgulhosa desta criança que já mexia e brincava sozinha com este tipo de tecnologia!  Esta é a geração alpha, nascida de 2010 para cá.

Geração esta que já nasceu conectada com a era digital. Mas toda esta conectividade exige cuidados. Hora de mamar é hora de mamar, e não de estar com uma mão na mamadeira e outra no tablet! Uma criança de dois anos, com a coluna toda errada, somente para satisfazer seus dois desejos: um de fome, e outro de brincar com jogos eletrônicos? Isso não é mesmo o mais correto!


Desde cedo as crianças precisam aprender que existem regras e horários para tudo, que necessitam se alimentar corretamente e de forma adequada. E com a idade que a criança da foto demonstra ter, já está na hora dela começar a ser educada para tal. Agora, se os adultos deixam que elas façam as duas coisas ao mesmo tempo e ainda tiram foto para colocar em suas redes sociais reforçando ainda mais esta conduta errada, o que eu posso fazer como educadora é somente lamentar! Pais, cuidado com o uso indiscriminado de tecnologias com crianças de tão pouca idade! Cada coisa tem o seu tempo e o seu momento de aprendizado e de diversão. Se o uso começa a ser indiscriminado e aleatório desde cedo, é bem provável que depois, quando houver a real necessidade de definir tempos e momentos para as diferentes atividades que uma criança de 5 ou 7 anos  começará a ter,ela fará birra, se tornará indócil e manipuladora... Mas afinal de contas, foram vocês que deram o aparelho nessas pequenas mãos desde muito cedo! Agora não adianta reclamar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário