Outro
dia estava em uma casa com uma criança de oito meses de idade; tratava-se de um
menino, que mexia no tablet e colocava a mãozinha no ícone da “Galinha
Pintadinha”; não errava nunca e se divertia quando abria a música da mesma.
Resolvi mudar o ícone de lugar por várias e várias vezes para ver a reação do
menino. Pois bem: e não era que ele achava o ícone nos vários lugares, todas as
vezes? Então, esta é a geração alpha, nascida depois de 2010!
É
uma geração que tem excesso de informação, conectividades globais e totais,
sabem organizar e fazer uso inteligente do entorno disponível, produzindo alta
velocidade nas mudanças sociais. E nós, adultos que viemos de um outro tempo,
temos vários desafios para educar esta nova geração. Vamos a eles: Mesmo que
essas crianças dominem e saibam fazer uso das tecnologias, elas não se formarão
sozinhas; sempre precisarão de pais, professores e auxiliares para serem os
mediadores para esse novo conhecimento que se trata, na maior parte das vezes,
de integrar a informação, de aprender a fazer uso daquilo que conceitualmente
acabam por aprender. Então, fica aqui minha dúvida: será que os adultos estão
abertos a estas novas tecnologias da mesma forma como as crianças dessa nova
geração estão? E mais: será que saberão orientar estas crianças sobre o uso
adequado da internet e da ética tecnológica?
É
preciso que pais e professores saibam que se trata de seu dever e de sua função
identificar as melhores e confiáveis informações, fazendo valer o saber
sintetizar estes conteúdos para as crianças. E que além dos aspectos
metodológicos do uso da tecnologia, cabe também, aos adultos, ajudar no desenvolvimento
das habilidades e competências socioemocionais para que essas crianças aprendam
a lidar com as dificuldades da vida, com a preparação para o mercado de
trabalho e com o mundo moderno. Não poderão ser “nerdes” e viverem isolados em
um mundo tecnológico! Precisarão aprender a viver e a conviver de forma
harmônica com seus colegas, chefes e demais pessoas ao seu redor. Tudo isto faz
parte da responsabilidade que os adultos terão com esta geração que vem vindo
por aí. Não será nada fácil educar e
ensinar esta geração alpha, mas este é o nosso desafio.
Estas
crianças começarão a estudar mais cedo que as gerações anteriores, e até
mesmo o seu desenvolvimento motor poderá
ocorrer mais cedo. As tecnologias farão parte de todos os momentos de sua vida,
seja profissional ou pessoal. Terão à disposição produtos e serviços cada vez
mais sob medida. Criarão mais cedo conteúdos, serviços e produtos. Viverão num
mundo mais conectado ainda; seus relacionamentos não serão de cima para baixo,
mas horizontais, de igual para igual e menos hierarquizados. Se os adultos não
estiverem abertos a esta nova forma de atuação e convivência, acabarão por
sofrer muito porque não conseguirão conviver com eles. A melhor saída é ir se
inteirando mais sobre o assunto, mudando padrões rígidos de comportamento que
lhes foram ensinados... porque necessitarão disto para entender e educar estas
novas crianças!
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