quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Geração alpha: nascida depois de 2010

Outro dia estava em uma casa com uma criança de oito meses de idade; tratava-se de um menino, que mexia no tablet e colocava a mãozinha no ícone da “Galinha Pintadinha”; não errava nunca e se divertia quando abria a música da mesma. Resolvi mudar o ícone de lugar por várias e várias vezes para ver a reação do menino. Pois bem: e não era que ele achava o ícone nos vários lugares, todas as vezes? Então, esta é a geração alpha, nascida depois de 2010!

É uma geração que tem excesso de informação, conectividades globais e totais, sabem organizar e fazer uso inteligente do entorno disponível, produzindo alta velocidade nas mudanças sociais. E nós, adultos que viemos de um outro tempo, temos vários desafios para educar esta nova geração. Vamos a eles: Mesmo que essas crianças dominem e saibam fazer uso das tecnologias, elas não se formarão sozinhas; sempre precisarão de pais, professores e auxiliares para serem os mediadores para esse novo conhecimento que se trata, na maior parte das vezes, de integrar a informação, de aprender a fazer uso daquilo que conceitualmente acabam por aprender. Então, fica aqui minha dúvida: será que os adultos estão abertos a estas novas tecnologias da mesma forma como as crianças dessa nova geração estão? E mais: será que saberão orientar estas crianças sobre o uso adequado da internet e da ética tecnológica?

É preciso que pais e professores saibam que se trata de seu dever e de sua função identificar as melhores e confiáveis informações, fazendo valer o saber sintetizar estes conteúdos para as crianças. E que além dos aspectos metodológicos do uso da tecnologia, cabe também, aos adultos, ajudar no desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais para que essas crianças aprendam a lidar com as dificuldades da vida, com a preparação para o mercado de trabalho e com o mundo moderno. Não poderão ser “nerdes” e viverem isolados em um mundo tecnológico! Precisarão aprender a viver e a conviver de forma harmônica com seus colegas, chefes e demais pessoas ao seu redor. Tudo isto faz parte da responsabilidade que os adultos terão com esta geração que vem vindo por aí.    Não será nada fácil educar e ensinar esta geração alpha, mas este é o nosso desafio.

Estas crianças começarão a estudar mais cedo que as gerações anteriores, e até mesmo  o seu desenvolvimento motor poderá ocorrer mais cedo. As tecnologias farão parte de todos os momentos de sua vida, seja profissional ou pessoal. Terão à disposição produtos e serviços cada vez mais sob medida. Criarão mais cedo conteúdos, serviços e produtos. Viverão num mundo mais conectado ainda; seus relacionamentos não serão de cima para baixo, mas horizontais, de igual para igual e menos hierarquizados. Se os adultos não estiverem abertos a esta nova forma de atuação e convivência, acabarão por sofrer muito porque não conseguirão conviver com eles. A melhor saída é ir se inteirando mais sobre o assunto, mudando padrões rígidos de comportamento que lhes foram ensinados... porque necessitarão disto para entender e educar estas novas crianças!

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