sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Não! Você não deve pegar a tesoura. Vai se machucar.

Não deve, não deve, não deve! Isto é uma explicação com lógica, com argumentação, com coerência, ou somente uma ordem sem sentido? Para mim, trata-se de uma ordem sem sentido. A criança deve entender o porquê de ela não dever pegar a tesoura. O que é machucar com a tesoura? Então, qual seria a melhor orientação para uma criança? Simples. Vamos lá.

Converse com ela sobre o tamanho da tesoura, e o tamanho de sua mão; explique que ela tem corte e, por isto, corta papel, plásticos e tecidos. Mostre para ela, cortando um papel, o que significa cortar. Dialogue, explicando sobre o fato do fio do metal poder cortar, ou mesmo furar a sua mão ou outras partes do corpo.   Mas dê uma tesoura sem ponta, pequena, para que ela possa experimentar e ir adquirindo firmeza em suas mãos. Mas diga-lhe, também, que quando ela ficar maior poderá usar a tesoura grande sem problemas, mas sempre com bastante cuidado.


Ordens sem explicação não faz uma criança pensar e entender o que se passa no dia a dia. Lembrem-se sempre de que elas precisam de informações para conseguirem entender e não fazerem “peraltices”; se elas não compreendem o motivo do impedimento, com certeza hão de querer fazer e experimentar “o fruto proibido”! Lembrem-se: tudo que é proibido é mais gostoso! Então, se precisar explicar 10, 20, 30 vezes, façam isso, até que elas consigam transformar a informação em aprendizagem, de fato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário