Não
deve, não deve, não deve! Isto é uma explicação com lógica, com argumentação,
com coerência, ou somente uma ordem sem sentido? Para mim, trata-se de uma
ordem sem sentido. A criança deve entender o porquê de ela não dever pegar a
tesoura. O que é machucar com a tesoura? Então, qual seria a melhor orientação
para uma criança? Simples. Vamos lá.
Converse
com ela sobre o tamanho da tesoura, e o tamanho de sua mão; explique que ela
tem corte e, por isto, corta papel, plásticos e tecidos. Mostre para ela,
cortando um papel, o que significa cortar. Dialogue, explicando sobre o fato do
fio do metal poder cortar, ou mesmo furar a sua mão ou outras partes do
corpo. Mas dê uma tesoura sem ponta,
pequena, para que ela possa experimentar e ir adquirindo firmeza em suas mãos.
Mas diga-lhe, também, que quando ela ficar maior poderá usar a tesoura grande
sem problemas, mas sempre com bastante cuidado.
Ordens
sem explicação não faz uma criança pensar e entender o que se passa no dia a
dia. Lembrem-se sempre de que elas precisam de informações para conseguirem
entender e não fazerem “peraltices”; se elas não compreendem o motivo do
impedimento, com certeza hão de querer fazer e experimentar “o fruto proibido”!
Lembrem-se: tudo que é proibido é mais gostoso! Então, se precisar explicar 10,
20, 30 vezes, façam isso, até que elas consigam transformar a informação em
aprendizagem, de fato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário