quinta-feira, 23 de outubro de 2014

De pé, crianças! Sentados! Em pé: um dois, três...

Neste texto quero que reflitam sobre a importância dos exercícios físicos e motores para o desenvolvimento de uma criança.  É necessário nos atermos ao quanto as crianças se exercitam, ou não, no seu dia a dia.  Vocês devem estar se questionando porque consideram que as crianças não param quietas... então, precisamos pensar sobre isto? A resposta é SIM e, cada vez mais! Vou-lhes explicar o por quê.

Hoje em dia, com os diferentes aparatos tecnológicos: TV, computador, tablet, celular, jogos eletrônicos, etc, as crianças ficam horas e horas sentadas em sofás, camas, mesas e pouco se exercitam. Ficam muito tempo paradas e em uma única posição e, quando vão para a escola, lá também acabam ficando sentadas; quando chega a hora do recreio, logo voltam a fazer uso desses aparelhos, continuando a ficar sentadas! Isto não é saudável.


Somente duas aulas por semana de educação física e, ainda mais no fim do período, é muito pouco para estimular a parte motora.  Criança precisa subir e descer de superfícies desafiadoras, precisa virar, correr, brincar, pular, rolar, andar das mais diferentes formas e velocidades, levantar braços, pernas, fazer algum tipo de esporte de sua preferência, ou seja, precisam exercitar o corpo e não somente a mente. Atentem para observar e verificar quanto tempo seus filhos (as) ficam parados sem exercícios físicos! Além do movimento, eles precisam tomar sol para produzir a vitamina D e terem contato por meio de vivências e de experiências com a natureza em diferentes lugares e temperaturas. Como estão em processo de desenvolvimento, necessitam que seu contato ─ consigo mesmo e com os outros ─ se estabeleça em diversas situações reais... e não apenas por meio do contato com as máquinas! Vejam bem: aparelhos tecnológicos são importantes, sim, na vida atual! Mas eles não são tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário