terça-feira, 28 de outubro de 2014

Depois do recreio o rendimento é menor?

O título acima foi uma pergunta que uma professora me fez.  Ela me relatou que sempre depois do recreio as crianças ficam agitadas e, quando voltam, não aprendem direito. Vamos às explicações.
Geralmente no recreio as crianças correm para lá, para cá e, consequentemente, sua respiração é alterada. Com a alteração da respiração diante de um exercício físico, seu metabolismo interno ─ tanto o sangue quanto os órgãos e tecidos ─ precisam bombear seus fluídos em outro ritmo; se isto não acontecer, o corpo entra em colapso podendo levar até a morte. Mas como o nosso organismo é sábio, ele se defende, acelerando os batimentos cardíacos diante de um exercício físico. E o que isto tem a ver com aprendizagem? Tudo! Já explico:

Este metabolismo alterado leva um tempo para voltar à homeostase (equilíbrio) e, muitas vezes, os professores não entendem disto. Cada criança tem um ritmo, uma velocidade e um tempo para que isto aconteça porque esse processo depende de uma série de fatores. E não acontece imediatamente; é um sistema complexo que envolve os neurônios, os neurotransmissores, e toda a área motora do cérebro, que é diferente da região cognitiva. Bem, o que eu quero explicar é que nem sempre o tempo que a professora acha que a criança precisa ter para retomar e utilizar os mecanismos cognitivos do cérebro, não é o mesmo tempo que cada criança possui.


O correto é depois do recreio, sentar, relaxar, respirar fundo várias vezes para oxigenar o cérebro, os pulmões e todo o organismo. A agitação por dentro precisa ser acalmada para depois recomeçar a utilizar a cognição. Não dá para voltar a usar uma área do cérebro enquanto a outra ainda está sendo acionada. Tudo tem seu momento e seu tempo. E este tempo da criança precisa ser verificado e respeitado. É simples de entender: quando nós, adultos, estamos agitados após uma boa caminhada acelerada no fim da tarde, conseguimos parar e ler um livro? Com certeza que não! O que mais necessitamos, naquele momento, é parar, esperar que a respiração entre no ritmo normal, sentimos sede e queremos alguns minutos de sossego! Com as crianças é o mesmo: é preciso lhes dar o tempo para primeiro silenciar da agitação do recreio, e depois retomar com as atividades de sala de aula, sejam elas a leitura, a escrita, a matemática... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário