O título acima foi uma pergunta que
uma professora me fez. Ela me relatou
que sempre depois do recreio as crianças ficam agitadas e, quando voltam, não
aprendem direito. Vamos às explicações.
Geralmente no recreio as crianças
correm para lá, para cá e, consequentemente, sua respiração é alterada. Com a
alteração da respiração diante de um exercício físico, seu metabolismo interno
─ tanto o sangue quanto os órgãos e tecidos ─ precisam bombear seus fluídos em
outro ritmo; se isto não acontecer, o corpo entra em colapso podendo levar até
a morte. Mas como o nosso organismo é sábio, ele se defende, acelerando os
batimentos cardíacos diante de um exercício físico. E o que isto tem a ver com
aprendizagem? Tudo! Já explico:
Este metabolismo alterado leva um
tempo para voltar à homeostase (equilíbrio) e, muitas vezes, os professores não
entendem disto. Cada criança tem um ritmo, uma velocidade e um tempo para que
isto aconteça porque esse processo depende de uma série de fatores. E não
acontece imediatamente; é um sistema complexo que envolve os neurônios, os
neurotransmissores, e toda a área motora do cérebro, que é diferente da região
cognitiva. Bem, o que eu quero explicar é que nem sempre o tempo que a
professora acha que a criança precisa ter para retomar e utilizar os mecanismos
cognitivos do cérebro, não é o mesmo tempo que cada criança possui.
O correto é depois do recreio,
sentar, relaxar, respirar fundo várias vezes para oxigenar o cérebro, os
pulmões e todo o organismo. A agitação por dentro precisa ser acalmada para
depois recomeçar a utilizar a cognição. Não dá para voltar a usar uma área do
cérebro enquanto a outra ainda está sendo acionada. Tudo tem seu momento e seu
tempo. E este tempo da criança precisa ser verificado e respeitado. É simples
de entender: quando nós, adultos, estamos agitados após uma boa caminhada
acelerada no fim da tarde, conseguimos parar e ler um livro? Com certeza que
não! O que mais necessitamos, naquele momento, é parar, esperar que a respiração
entre no ritmo normal, sentimos sede e queremos alguns minutos de sossego! Com
as crianças é o mesmo: é preciso lhes dar o tempo para primeiro silenciar da
agitação do recreio, e depois retomar com as atividades de sala de aula, sejam
elas a leitura, a escrita, a matemática...
Nenhum comentário:
Postar um comentário