sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Jogos dos insetos: atividade da fauna brasileira

Estava vendo algumas atividades e/ou jogos para crianças de 5 anos de idade, quando me deparei com este jogo, feito à mão; trago este tema hoje porque quero sugerir que vocês tenham consciência quando fazem algo do tipo ecojogo para as crianças. Vou explicar o jogo em si: era um tabuleiro de papelão, com apenas 3 tipos de insetos: joaninhas, abelhas e borboletas; o jogo era todinho branco e preto e os desenhos não eram tão reais assim, ou seja, os desenhos pareciam com joaninhas, mas nem eu mesma tenho certeza se eram, porque o desenho não estava tão bem para eu conseguir identificar. Sou adulta, trabalho com educação há muitos anos, então, imaginem uma criança que não conhece de forma concreta estes insetos:  como ela formará a imagem ou a representação mental de algo que não é real? O jogo também continha números. Segundo o que estava escrito, era para trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de ciências naturais e a de matemática. Quanta ingenuidade...

Interdisiciplinaridade, termo que apareceu nas obras de Piaget em 1975, é muito mais amplo do que este jogo. Muitos professores se equivocam quando acham que somente porque os desenhos ali estão ─ embora muito mal feitos ─ representam os bichos ou insetos; e que isso faz parte da fauna brasileira! Além do mais, que estão trabalhando conjuntamente com a matemática, quando há uma regra que pede que se junte os números à quantidade certa de desenhos!


Cuidado com o que fazem, professores! Às vezes vocês podem pensar que estão fazendo certo quando, na verdade, não estão. Estudar mais sobre o assunto, sem ir fazendo só porque ouviu falar que “interdisciplinaridade é trabalhar junto, com dois conteúdos de áreas diferentes”, isso por si só não garante que se está fazendo o correto. E também cuidado com ecobrinquedos! Eles precisam ser os mais reais possíveis, além de concretos, para que o objetivo a que se destinam possa ser cumprido! Nós, adultos, somos capazes de entender que alguns rabiscos com anteninhas possam vir a ser joaninhas, principalmente porque conhecemos o bicho em si; mas, e a criança? E se ela nunca viu uma joaninha na vida, como vai fazer esta abstração? E depois, como poderemos considerar que o conteúdo da aula de ciências foi devidamente absorvido? Então, quando a gente ouve que são as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem... cabe uma pequena reflexão:  será que os professores facilitam, ou atrapalham o desenvolvimento de uma criança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário