segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alfabetizar ou não na pré-escola?

Este é um assunto polêmico e sem consensos entre os estudiosos na área de educação infantil, porque alguns admitem que a criança está no mundo letrado desde que nasce e palavras, símbolos e rótulos fazem parte do seu dia a dia, em todos os lugares por onde ela circula. Antes mesmo de saber ler corretamente, a criança já conhece e reconhece símbolos que fazem parte de sua alimentação, por exemplo. Não posso citar marcas aqui neste texto, mas reflitam: Quando vocês estão com suas crianças em um supermercado e passam por determinado lugar, elas já conseguem ler suas marcas prediletas, pelos símbolos e imagens ali expostas.

Essa leitura de mundo, hoje, chama-se o processo de letramento, mas isso deve adentrar o cotidiano infantil nas instituições de ensino? Alguns teóricos da educação dizem que sim e outros não concordam. Então, o que é certo? Não existe certo ou errado. O que existe é que algumas instituições ensinam letras, nomes, palavras e textos desde a tenra idade. Geralmente, são instituições de ensino particulares. Mas vejam, disse “geralmente”. Não estou generalizando nada e nem poderia, este país é muito grande e a diversidade cultural é imensa.

Em minha opinião, não devemos ser radicais em nada, em se tratando de educação. Aquele ditado popular “nem tanto ao céu, nem tanto a terra” cabe aqui como uma luva. Algumas famílias proporcionam aos filhos(as) livros de histórias, filmes, jogos com letras e palavras, e desde pequenos(as) as crianças são estimuladas no mundo da escrita e da leitura, para elas isso é um processo natural. O que condeno é forçar a criança a escrever com 4 e 5 anos de idade. Isso sim, não acho nada prudente! Mas, por exemplo, ensinar o nome das crianças de maneira lúdica, não sou contra. Para alguns especialistas, escrever o nome das crianças já é estar alfabetizando. O simples fato de a criança escrever seu nome e de quem ela gosta, para mim, antes de ficar preocupada com a alfabetização, é dar significado e identidade àquela criança. É ter noção de pertencimento ao mundo em que vivemos. Isso é muito importante, pois a criança precisa saber quem ela é, porque, a partir daí, ela conhece a si mesma e ao outro.

Embora a educação infantil não deva ser preparatória para o ensino fundamental, não vejo nada de errado as crianças conhecerem as letras de seu nome e de seus familiares. Isso não é alfabetizar, é ser e estar neste mundo. Pertencer!

Um comentário:

  1. Deve ter a apresentação das letras mas sempre respeitando o tempo de cada criança!

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