sexta-feira, 27 de abril de 2012

Qual a importância da primeira professora na vida de uma criança?

Estou-lhes escrevendo este texto porque fui surpreendida pelo facebook com a seguinte pergunta, deixada por um ex-aluno: Você foi a minha primeira professora, lembra-se de mim? Confesso que na hora fiquei meio sem saber o que responder, porque não me lembrava do nome, foram tantos alunos e são ainda hoje ao longo da minha carreira. Perguntei a ele: Onde? Quando? E ele respondeu: na escola Orlando Boni em Mogi Mirim – SP. Ele deu algumas características pessoais para que eu pudesse relembrar. Eu retornei a ele dizendo: Claro que me lembro. Conversa vai, conversa vem, ele me disse se lembrar de tudo, que eu tinha alfabetizado, que isso e aquilo.

Fiquei muito feliz, confesso que me senti um pouco velha, porque hoje ele é um rapaz, com 26 anos e quando fui sua professora ele tinha sete anos. Bem, mas vamos às reflexões! Fiquei pensando sobre a importância da primeira professora na vida de alguém, e de como somos responsáveis pelo desenvolvimento e formação de outro ser. Hoje ele trabalha em uma empresa, está estudando para prestar concurso e ainda me perguntou sobre material para estudar, se eu tinha alguma referência para indicar para ele. Olha a confiança que ele tem por mim até hoje!

Estas emoções são únicas para um professor e é o reconhecimento de seu trabalho e a certeza de estar no caminho certo, pois sempre amei e amo a educação até hoje, senão não estaria fazendo este blog.
Mas voltando ao assunto, quem é professor e que está lendo este texto, deve parar para pensar que você pode construir ou destruir a formação de um(a) aluno(a), dependendo das suas atitudes em sala de aula. Você é responsável pelos seres que estão em sua mão durante aquele período, então façam o melhor de si, independente de dinheiro, de reconhecimento de outros. O importante é o que vai deixar como marcas em cada um que passar por você. O exemplo e as atitudes de autoridade e não autoritarismo são essenciais para construir uma relação de respeito mútuo e de confiança para sempre na vida de alguém... V.B. este texto dedico a você...


Nenhum comentário:

Postar um comentário