quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eu posso tudo, e você ainda não pode porque é criança!

Ouço, de vez em quando, os adultos dizerem a frase acima para as crianças, e precisamos refletir sobre isto. Sei que os pais querem sempre o melhor para seus filhos, mas esquecem de ensinar o que é este melhor. Alguns equívocos são cometidos por não saberem o que fazer. Por exemplo: pais que não comem verduras e frutas na frente das crianças, mas exigem que elas comam. Isto não está certo!

A aprendizagem pelo exemplo é a melhor forma de ensinar alguém, ainda mais quando estão em pleno desenvolvimento integral e integrado. Vamos a outro exemplo: adultos tomam bebida alcoólica na frente da criança e exigem que elas bebam suco. Esta atitude é contraditória e isso não educa ninguém, porque a criança percebe que isso é falso e, pior ainda, aprende desde cedo a ter atitudes que, muitas vezes, vocês próprios condenam. Longe deles, você pode ficar à vontade e tomar uma bebida alcoólica, se assim desejar. Isto também serve para o fumo, para outros vícios que você adulto tenha e que não quer que seu filho(a) venha a ter no futuro, porque você pode, na maioria das vezes, não ser feliz assim.

Mas então, o que fazer?

Simples! Tenha atitudes diante de seu filho(a) que sejam saudáveis e tudo o que você quer que ele faça, você também tem de fazer igual na frente dele. Mas e em festas, o que eu faço? Tenha sempre a mesma atitude em todos os lugares na frente das crianças, se elas forem tomar suco você também toma, se quiserem que elas se alimentem corretamente, seja você o exemplo.

Se quiser que seu filho(a) seja estudioso, leia na frente deles, mesmo que sejam jornais e revistas. O gosto pela leitura também deve vir do exemplo. Outro fato importante: se você não estudou e não gosta de estudar, nunca verbalize isso para as crianças, se quiserem que elas estudem. Não utilize o velho ditado “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, faça exatamente o contrário, incentive-as para que elas tenham atitudes que você considera saudável.

Não exija deles o que nem você pode cumprir, pois isto é ensinar a falsidade e a hipocrisia. E não obrigue as crianças a terem atitudes saudáveis se vocês não às têm. Educar é dar exemplo, é ser coerente e ter consciência do que se quer para o filho(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário