Bem, primeiro precisamos elucidar como o comportamento de usar a chupeta ou o dedo se torna um hábito, e depois como fazer para tirar isto das crianças pequenas.
Muitas crianças, quando pequenas, choram por algum tipo de insegurança e alguns pais e familiares, para que elas fiquem quietas e mais calmas, dão uma chupeta para se sentirem mais seguras, porém, o problema está quando elas se tornam maiores e os pais querem que elas parem com este hábito.
Então, o que fazer?
Trocar por presentes, dar ao Coelhinho da Páscoa, ao Papai Noel não é uma atitude com lógica. O correto é ir conversando e não dar tanta importância a este fato, assim, a criança vai deixando a chupeta naturalmente. Agora, quando damos muita importância ao fato, este se torna mais relevante e mais difícil é para a criança largar este hábito.
Vou-lhes contar uma cena: uma criança está dentro do carro com o pai e a mãe. A mãe virá para a criança e diz: Você poderia jogar esta chupeta fora, já é grande e não precisa mais disso. A menina responde: Joga uma coisa sua fora, que você goste, que eu também jogo a minha chupeta, que eu gosto, fora.
Adorei a reposta dessa criança. Ela está errada? Não! Por que deram chupeta para ela quando pequena e agora que ela gosta querem jogar fora na força? A atitude desta mãe não irá ajudar em nada esta criança para deixar esta chupeta de lado, pelo contrário, reforçou mais ainda este comportamento que a criança tanto gosta.
Ir conversando e parando de chamar a atenção da criança, esse comportamento vai se extinguindo aos poucos, e quando a criança não sentir mais vontade, ela vai naturalmente deixando a chupeta de lado. Isto sim é ter lógica nas atitudes com as crianças, pois quanto menos reforço, mais o comportamento tende a se extinguir, e quanto maior o reforçamento menor a extinção do comportamento. É simples!
Nenhum comentário:
Postar um comentário