quarta-feira, 25 de abril de 2012

Avós ajudam ou atrapalham na educação dos netos

Muito se diz em nossa cultura que os pais educam e os avós deseducam. Isto não é verdade! Os pais, por uma série de motivos sociais e por se sentirem pressionados com a educação dos pequenos, impõem regras e alguns até adestram seus filhos(as), para responderem a comportamentos ditos como imprescindíveis para se viver em sociedade. Concordo que cabe aos pais a educação dos filhos(as), mas também concordo que a criança perceba que a vida não é somente esta “ditadura familiar”. Para um bom comportamento é necessário que as crianças percebam as diferenças entre comportamentos sociais, pois elas precisam sair da rotina para ter uma vida saudável.

E quem ajuda que elas saiam da rotina? Justamente os avós, que permitem uma série de comportamentos que os pais não deixam. Pais, não fiquem bravos com os avós, eles mimam sim, mas isso é importante para que as crianças tenham seu psicológico equilibrado, que percebam que o mundo não é somente rotina e regras que, de vez em quando, podemos e devemos sair dela, para realmente percebermos as diferenças.
Mimar ajuda na autoestima das crianças, e este papel é dos avós, são eles que são permissivos. Brigar com os avós porque tomam esta atitude na frente das crianças, não é muito correto, Porque as crianças precisam perceber estas diferenças. Todos nós adultos precisamos sair da rotina para manter nosso emocional equilibrado, as crianças não são diferentes.

Quando as crianças estão com os avós, deixem-nos com os avós, e quando as crianças estão com os pais, fiquem com os pais. As regras na casa da avó são uma e na casa dos pais são outras. Cada um com seu papel definido. Agora avós, também não desautorizem os pais na frente das crianças, cada um de vocês tem seu momento junto com as crianças. Não fiquem com receios de que as crianças vão gostar mais de um do que do outro, isso não existe no mundo infantil. Preste atenção no comportamento dos pequenos, eles brigam com um e daqui a pouco já estão brincando novamente, eles são espontâneos, coisa que nós adultos perdemos ao longo dos anos, por imposições sociais e familiares.

O problema é quando os pais sentem ciúmes e/ou sentimentos de posse dos pequenos, e não conseguem separar os papeis de avós e de pais, e acham que porque os avos são mais permissivos, as crianças irão gostar mais dos avós do que deles. Isto não é verdade! Para a criança, cada pessoa é importante para ela e se houver diálogo, elas percebem que cada pessoa na sua vida é especial e que ela necessita de todos para viver.

Concluindo, os avós ajudam na educação dos netos, mesmo mimando-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário