terça-feira, 17 de abril de 2012

Você tem de comer isto, faz bem para a saúde e faz você crescer...

Quantos de nós já não ouvimos e, até mesmo, falamos isso para as crianças pequenas? Come isto, come aquilo que fará você crescer.

Algumas escolas infantis cantam antes do lanche, músicas que incentivam as crianças a comerem para “ficar fortinho e crescer”.  Nossa! Veio à letra dessa música na minha cabeça agora! Quem conhece, sabe do que estou escrevendo, quem não conhece não tem problema. Vamos às reflexões...

Experimentar é a palavra que mais caracteriza esta situação. As crianças devem experimentar novos sabores sim, mas forçá-la a comer, pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Então, o que fazer?

O primeiro cuidado que as gestantes precisam ter na gravidez é com a alimentação, os médicos recomendam uma alimentação saudável para que o feto se desenvolva adequadamente. Já neste período, a criança recebe, através da mãe, nutrientes que serão fundamentais para o seu crescimento. Bem, sinto em dizer, mas nesse período de gestação, conforme a alimentação das mães, as informações são passadas para a criança. Se elas não comem verduras e frutas, provavelmente isso não seja uma regra, as crianças quando pequenas também não se alimentarão desta forma.

Para que seu filho coma frutas e verduras, os adultos ao seu redor também tem de fazê-lo. Lembre-se: Sempre aprendemos pelo exemplo. E o casal precisa estar em sintonia nessa situação se querem que a criança coma alface, por exemplo, os dois têm de comer também. Não adianta somente um comer e o outro não, se não a criança copia aquilo que é melhor para ela. Essas divergências alimentares do casal não podem acontecer frente às crianças, se quiserem que as crianças se alimentem de forma saudável. Mas, e quando elas não gostam eu devo forçá-la? Não deve não! Chantagear e ameaçar em nada vai ajudar neste processo.

O nosso paladar vai se modificando conforme vamos crescendo, então se ela não gosta, por exemplo, de beterraba hoje, dê para ela experimentar daqui a um ano, e assim sucessivamente. Quanta coisa eu comia quando criança e agora não como mais e vice-versa. Nossos gostos vão se alterando, nossas vivências e momentos de vida são outros. Com as crianças não é diferente, experimentar em outra ocasião é sinal de inteligência por parte dos adultos. Mas lembre-se sempre: você também deve fazer o mesmo. Incentivar as crianças e fazer o contrário não é educar ensinando o que é correto. Pais e familiares, vocês são o exemplo sempre, lembrem-se disso.

Professores, vocês também devem se alimentar junto com as crianças, para que as incentive a se alimentarem. Sei que algumas vezes vocês não estão com vontade de fazer isto, mas é uma atitude importante, porque vocês também são o exemplo para os pequenos. E vocês também têm de comer o que as crianças estão comendo e não comer coisas diferentes das delas ou apenas algumas delas. Se o lanche, por exemplo, é: arroz, frango e salada, vocês terão que comer estas opções e não apenas parte delas. Incentivar a criança a se alimentar não é com músicas, mas sim, com exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário