segunda-feira, 9 de abril de 2012

Perguntas Exigentes e Pais Despreparados

As crianças, hoje, fazem alguns questionamentos aos adultos, que muitos não sabem o que falar. São perguntas de sexo, de morte, entre outras, e os pais por não saberem o que falar ou por vergonha, muitas vezes, acabam passando por situações embaraçosas para eles mesmos.

Por que as crianças perguntam tanto sobre assuntos que parecem tão simples, mas que os adultos sentem-se despreparados para falar?

As crianças de hoje vivem em um mundo tecnológico, nos quais as informações sobre qualquer assunto estão disponíveis nos mais diversos meios de comunicação, e elas são curiosas. Os adultos também já foram crianças e também vivenciaram esta situação, porém, alguns anos atrás éramos tão proibidos de perguntar, que um simples olhar de nossos pais, mais ou menos torto, abaixamos a cabeça e não tínhamos coragem de enfrentar esta situação por simples medo. E o que isto tem de educativo? Nada! Tínhamos medo e para não apanhar, escondíamos nossos pensamentos, sentimentos e curiosidades.

Ah... Mas que bom que a criança de hoje não tem esses receios e medos que tínhamos e elas perguntam tudo para os pais e também aos professores. O único problema que vejo nisso tudo, diz respeito aos adultos que, muitas vezes, não saciam as curiosidades de forma correta.  Mas o que vem a ser correto nos dias atuais?

Não podemos encarar estas perguntas como falta de respeito ou até mesmo ignorá-las. Temos de responder sempre a verdade, não inventar nada, mas também, saber falar. Tarefa fácil? Poderia até ser, se os pais e professores não tivessem tantos tabus e medos do que falar e como falar. O que sugiro então... Que vocês vençam isso, conversando com as crianças de maneira equilibrada e correta. Por que digo isto? Porque se ela perceber que você está mentindo em alguma situação você perderá o respeito.

E não pensem que as crianças, muitas vezes, já sabem a reposta do que perguntam, mas assim o fazem para testar os adultos. Achar que as crianças de hoje são ingênuas é um erro, elas possuem muita informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário