sábado, 14 de abril de 2012

Respeito mútuo x Respeito unilateral, existe diferença? Qual é o correto na educação das crianças pequenas?


Primeiro vamos pensar o que significa a palavra respeito. No dicionário da web (http://www.dicionarioweb.com.br/respeito.html), respeito, significa: Ato ou ação de respeitar; sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência: respeito filial.

Vocês, neste momento, devem estar se perguntando: Se é um sentimento, o que significa então, se ele é mútuo ou unilateral?

Respeito mútuo é aquele em que o adulto vê, na criança, um ser humano que precisa de atenção e não de imposição de medos. Ambos se relacionam de forma harmônica na base do diálogo e olhando nos olhos um do outro. Vou-lhes contar um fato para entenderem isso melhor. Estava passeando no shopping, com mais duas pessoas adultas. Iríamos encontrar com mais uma pessoa que estava com uma criança, que na época do ocorrido, deveria estar com uns 4 anos. Pois bem, quando paramos para cumprimentar a mãe, a criança saiu correndo, e a mãe desesperada corria atrás, quanto mais a mãe corria, a criança corria mais ainda, até que ela deu uma bronca e a criança parou.  A mãe muito envergonhada nos pediu desculpas e não sabia o que fazer. Entramos numa loja e a criança queria ir ao banheiro, como eu estava desocupada, me ofereci para levá-la, mas tomei a seguinte atitude. Agachei, olhei nos olhos desta criança e disse assim: Eu não conheço este lugar direito, se você correr na minha frente nós duas vamos nos perder, eu preciso que você me de a mão para eu poder levá-la até o banheiro e na volta também você me dará a mão. Perguntei a ela: Você entendeu que não pode correr na minha frente? Ela respondeu que sim. Peguei na mão dela e fomos até o banheiro e voltamos.

A mãe não sabia o que falar, eu disse a ela: Eu olhei nos olhos dela e expliquei, com lógica, o porquê ela não poderia correr e ela me entendeu, só isso. Este é o exemplo do respeito mútuo. O respeito unilateral era aquele que a mãe estava fazendo no começo da história. Entenderam a diferença? Quando respeitamos a criança mutuamente, ela também nos respeita. Essa mãe lembra-se disto até hoje e quando ler este texto irá se identificar na cena, pois ela faz parte das minhas relações de amizade.

O correto é ter o respeito mútuo com as crianças e não acharmos que somos melhores do que elas, só porque somos adultos e elas crianças. Se tivermos respeito, as crianças também nos respeitarão, mas um respeito sem medo e autoritarismo, com sentimento de amor e autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário