terça-feira, 10 de abril de 2012

Possíveis causas de a criança urinar na cama durante a noite

Quem já não viu ou conhece alguma criança que urina ou, no popular, faz xixi durante a noite? Isto é mais comum do que se imagina. Mas o que pode causar isso nas crianças pequenas? Alguns fatores como medo, insegurança ou mesmo tomar muito líquido antes de dormir podem ser uma das possíveis causas deste fator.
Familiares, tomem cuidado com o que dizem, o que cantam ou mesmo contam de histórias antes de dormir, pois muitas músicas e histórias, às vezes inofensivas, podem causar medo na criança e esta apresentar o quadro de urinar na cama enquanto dormem, por conta do comportamento, muitas vezes inadequado, dos adultos.

Se a criança ingerir muito líquido antes de dormir, com certeza ela irá urinar, se nós adultos  nos levantamos para ir ao banheiro é porque já aprendemos isto, mas as crianças não, e nem poderiam, porque estão aprendendo os hábitos ainda de comportamento infantil.

Agora, uma situação que deve ser evitada pelos familiares e já presenciei isto várias vezes em minha própria família é a questão de a mãe sair contando para todo mundo que a criança faz xixi à noite. Isto pode ser motivo até de gozação dentro da família. Se vocês acham que esta atitude irá ajudar a criança a parar de ter este comportamento, estão muito enganados. Pelo contrário, isso reforçará mais ainda, e pior, poderá causar um constrangimento tão grande que a criança se lembrará disso pelo resto da vida, podendo causar até distúrbios renais quando adultas.

Às vezes fico me perguntando: se a família diz amar tanto sua criança, por que ela mesma propicia tantos estigmas nas próprias crianças? Talvez por ignorância, por falta de estima etc. Não cheguei a uma conclusão exata ainda, só sei que a família é a base formadora das neuroses das crianças. Muitos problemas psicológicos na fase adulta poderiam ser evitados se a família realmente soubesse cuidar e educar seus(uas)  filhos(as). Mas não digo cuidar e educar na força, na brutalidade, no castigo, na violência física e ou simbólica. Digo educar e cuidar com carinho, respeito ao ser humano em formação, que merece ser ensinado e não adestrado.

Não beber muito líquido à noite, cuidar para que as crianças não sintam medo, não ridicularizar esta situação, muitas vezes constrangedora, pode contribuir muito para que este problema seja amenizado e até se extinguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário