quarta-feira, 4 de abril de 2012

Qual é a Diferença entre Escutar e Ouvir? Qual é o mais Importante?

Já escrevi em outro texto sobre o olhar sensível para com as crianças. Neste vamos refletir sobre o ouvir sensível. Deve estar passando pela cabeça de vocês, mas existe diferença entre escutar e ouvir. Caro leitor, existe sim e vamos às reflexões...

Durante um dia escutamos músicas, ruídos, falas, conversas, enfim, uma infinidade de sons, e mesmo escutando todos estes sons não registramos, de fato, algo importante, porque nossa mente, muitas vezes, está em outro lugar.

Já ouvir é prestar atenção no que está sendo dito, é observar, dar importância, perceber, parar para analisar. O que vocês estão fazendo agora, lendo este texto, é ouvindo o que tenho para falar.

Qual a importância de saber a diferença entre escutar e ouvir na educação dos pequenos?

A partir da análise das diferenças, precisamos não escutar as crianças, mas ouvir o que ela tem para nos mostrar. Quando ouvimos realmente, compreendemos o que se passa com ela, seus interesses, medos, angústias e felicidades. E a margem de erro na educação dos pequenos quando ouvimos o que eles têm a nos dizer é muito pequena, já quando escutamos, repetimos o erro, porque não prestamos atenção ao comportamento infantil e nem em nossas atitudes para com elas.

Ouvir é dar sentido ao que se ouve, porque se ouve e como agir diante do que a criança quer nos dizer. O ouvir sensível também precisa ser aprendido, porque no dia a dia, ouvir exige tempo, paciência, carinho e atenção. Ouvir sensível é uma habilidade necessária no mundo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário