Quem já não presenciou ou viveu uma cena com crianças fazendo birra em lugares públicos e você não sabe o que fazer e nem onde enfiar a cara. A vontade de alguns pais e a fala deles geralmente é: Para! Para com isso! Você vai ver quando chegar a casa! Assim, dependendo da raiva do adulto, esta criança possivelmente sofrerá algum tipo de violência, seja verbal ou física.
Mas vocês já pararam para pensar quais são as atitudes e o porquê a criança faz isso?
A resposta é simples, porém precisa ser muito bem entendida. Quando uma criança chora ou está irritada, você precisa buscar entender qual é o motivo que a leva a estar com este comportamento. Algumas hipóteses são: sede; fome; urina; fezes; sono etc. Mas, muitas vezes, quando os adultos estão conversando e a criança está irritada e chorando, ao invés de eles pararem a conversa e ver o que a criança tem, o que muitos pais fazem é dar algum brinquedo ou objeto do qual elas gostam, para que fiquem quietas.
Esta atitude pode parecer coerente, mas não é! O que fazer então? O correto seria parar a conversa ver o porquê de a criança estar irritada, atendê-la e depois voltar a conversar e não dar algo para satisfazê-la de imediato. Quando damos algo para que ela fique quieta estamos condicionando-as ou adestrando-as para que elas tenham o comportamento de quietude. Pois bem, crianças são espertas e inteligentes, se elas perceberem que é só fazer birra que será atendida, ela repete a cena em qualquer lugar, quando ela quiser algo, seja na frente de outras pessoas ou não, porque elas sabem que serão atendidas. No supermercado, na lanchonete, a criança faz a birra e para que ela fique quieta, o adulto compra o que ela quer. Isto é chantagem emocional.
As crianças estão erradas? Claro que não! Simplesmente estão repetindo o que aprenderam anteriormente. E aqui fica a pergunta: quem é responsável por esta reação, a criança ou o adulto que ensinou?
Dizer para a criança: agora você espera, porque eu estou conversando com um adulto ou, então, dar algo material, não é educar e nem cuidar dos pequenos. Portanto, ter uma atitude sensível é perceber o que a criança tem quando está irritada, parar qualquer conversa e atendê-la de imediato, para que ela não aprenda a fazer birra. Mães e pais, primeiro cuidem da criança, dê carinho e atenção, pois quando ela estiver satisfeita de suas necessidades básicas, ela não ficará mais irritada e você poderá continuar sua conversa sossegadamente. Desta maneira, você não ensinou e nem reforçou um comportamento desagradável.
Nossos comportamentos para com os pequenos precisam ser revistos a todo instante, pois são os adultos que ensinam de maneira errada e depois culpam, batem, xingam, ameaçam e violentam os pequenos para que eles aprendem. Mas é importante refletir que quem ensinou isso foi você! Mude sua atitude, se não quiser passar vergonha na frente de outras pessoas quando a criança fizer birra. Ainda dá tempo!
Mas vocês já pararam para pensar quais são as atitudes e o porquê a criança faz isso?
A resposta é simples, porém precisa ser muito bem entendida. Quando uma criança chora ou está irritada, você precisa buscar entender qual é o motivo que a leva a estar com este comportamento. Algumas hipóteses são: sede; fome; urina; fezes; sono etc. Mas, muitas vezes, quando os adultos estão conversando e a criança está irritada e chorando, ao invés de eles pararem a conversa e ver o que a criança tem, o que muitos pais fazem é dar algum brinquedo ou objeto do qual elas gostam, para que fiquem quietas.
Esta atitude pode parecer coerente, mas não é! O que fazer então? O correto seria parar a conversa ver o porquê de a criança estar irritada, atendê-la e depois voltar a conversar e não dar algo para satisfazê-la de imediato. Quando damos algo para que ela fique quieta estamos condicionando-as ou adestrando-as para que elas tenham o comportamento de quietude. Pois bem, crianças são espertas e inteligentes, se elas perceberem que é só fazer birra que será atendida, ela repete a cena em qualquer lugar, quando ela quiser algo, seja na frente de outras pessoas ou não, porque elas sabem que serão atendidas. No supermercado, na lanchonete, a criança faz a birra e para que ela fique quieta, o adulto compra o que ela quer. Isto é chantagem emocional.
As crianças estão erradas? Claro que não! Simplesmente estão repetindo o que aprenderam anteriormente. E aqui fica a pergunta: quem é responsável por esta reação, a criança ou o adulto que ensinou?
Dizer para a criança: agora você espera, porque eu estou conversando com um adulto ou, então, dar algo material, não é educar e nem cuidar dos pequenos. Portanto, ter uma atitude sensível é perceber o que a criança tem quando está irritada, parar qualquer conversa e atendê-la de imediato, para que ela não aprenda a fazer birra. Mães e pais, primeiro cuidem da criança, dê carinho e atenção, pois quando ela estiver satisfeita de suas necessidades básicas, ela não ficará mais irritada e você poderá continuar sua conversa sossegadamente. Desta maneira, você não ensinou e nem reforçou um comportamento desagradável.
Nossos comportamentos para com os pequenos precisam ser revistos a todo instante, pois são os adultos que ensinam de maneira errada e depois culpam, batem, xingam, ameaçam e violentam os pequenos para que eles aprendem. Mas é importante refletir que quem ensinou isso foi você! Mude sua atitude, se não quiser passar vergonha na frente de outras pessoas quando a criança fizer birra. Ainda dá tempo!
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