domingo, 8 de abril de 2012

Quem educa: pais ou professores?

A palavra educar no dicionário da web (http://www.dicionarioinformal.com.br/educar/) significa: 1 - dar (a alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento da sua personalidade; 2 - ministrar educação a; 3 - desenvolver as faculdades de; instruir; 4 - adestrar; exercitar; 5 - robustecer (o organismo) por meio de exercícios físicos; 6 - aclimatar; domesticar; 7 - receber educação; instruir-se; cultivar-se; aperfeiçoar-se; e 8 - procurar atingir um alto grau de desenvolvimento espiritual. Bem, concordo com todos os significados explicitados acima, menos com o termo adestrar, aliás, sou bem contrária a uma educação que adestra, mas sim, a uma educação que liberta, que torna livre a criança para que ela adquira conhecimentos e que não aliene.

Mas voltando a pergunta do título, de quem é a responsabilidade de educar?

Na minha visão, quem educa são os pais e quem ensina são os professores, uma complementando a outra, no sentido de uma formação integral e integrada das crianças. Quando digo educar me refiro a comportamentos sociais de convivência como: com licença; por favor; obrigado. Estes comportamentos são adquiridos na família. A escola ensina conteúdos e prepara, os alunos, para a vida profissional e cultural.

Quem ensina respeito é a família. Está acontecendo um movimento de respeito ao professor na sociedade pelas redes sociais, fiquei pensando: qual seria a necessidade disso se tivéssemos famílias que educassem seus filhos(as) para que tenham respeito aos professores e a todas as outras pessoas?

Respeito só se adquire se tivermos exemplos disso em casa. Vivemos em sociedade e não isoladas numa ilha deserta. Precisamos aprender a conviver. Estão acontecendo alguns equívocos, que a meu ver são em relação a maneira de agir das pessoas em sociedade. Uma delas é a confusão entre ser crítico e mal educado. Ser crítico não é ser mal educado, e sim, saber argumentar com lógica. Todos acham que podem falar o que querem, porque está sendo crítico, até podem, pois vivemos numa democracia, com liberdade de expressão, mas isto não é ser crítico. Saber falar, ouvir e respeitar o outro se aprende em casa. A escola só complementa e ensina conteúdos.

As famílias hoje educam seus filhos(as) para serem pessoas críticas no sentido real desta palavra ou para serem mal educadas? E as escolas ensinam conteúdos significativos para a vida das crianças ou apenas adestram as crianças?

Em minha opinião, família e escola, ambos, precisam repensar a maneira de pensar, sentir e agir na EDUCAÇÃO das crianças.










Nenhum comentário:

Postar um comentário