quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ridículo... Ridículo... Ridículo...

Morro das Pedras - Florianópolis - SC - Brasil
Estava sentada em um lugar maravilhoso, aqui em Florianópolis, olhando para o mar, quando presenciei uma cena que merece ser contada, para que todos possam refletir sobre a falta de consideração para com as crianças.

Era um pai e um menino de 6 anos. O pai disse assim: Felipe (nome fictício) você conhece a Prima Vera? Ele respondeu: Não, ela é prima de quem? Da mamãe ou do senhor. O homem em gargalhadas disse, olhando para mim: Você não conhece a Prima Vera? O menino respondeu: Não, não conheço. O pai “tira sarro” mais uma vez: Você não aprendeu na escola quem é a primavera? O menino todo envergonhado olhou para mim, e respondeu ao pai: Não aprendi. Ele pergunta olhando para mim: Quem é a primavera pai? E o pai mais uma vez gargalhando respondeu: É a estação das flores. O menino, muito envergonhado, disse: Essa eu aprendi. E o pai responde: Até que enfim você entendeu a piada! E o menino indaga: Que piada? O pai responde: Deixa isso para lá!

Eu fiquei somente observando a cena e já pensando em escrevê-la para vocês. O pai precisava se fazer de bonito, ridicularizando este menino na minha frente e na frente de outras pessoas? O que ele ganhou com isso? Pior, ainda, deixou o menino todo sem graça. Esta atitude é a de quem quer educar seu filho ou causar maior constrangimento ainda, para a criança?

Não entendo como um pai pode fazer isso! Talvez tenham feito isso com ele quando criança, mas esta atitude não constrói ninguém, pelo contrário, isso pode levar a maior timidez ainda nesta criança quando adulta. Estes comportamentos precisam ser revistos, a maneira como educar as crianças precisam ser pensadas e estas atitudes precisam ser banidas, para que as crianças cresçam fortes e seguras, e não tímidas e ridicularizadas pelo próprio pai.

Cuidado com as palavras e com os comportamentos inadequados com um ser em formação!

Um comentário: