segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sala de aula/Espaço de Referência: sua composição para o desenvolvimento integral e integrado das crianças pequenas



Alguns devem estar se perguntando: Por que ela está levantando este tema como importante?  Porque este espaço nas instituições de educação infantil é o lugar onde as crianças passam a maior parte de seu tempo. Além de ser arejado, iluminado e com aspectos de limpeza, ele também precisa ser pensado e repensado para contribuir, de fato, para o desenvolvimento das crianças.

Existe um número adequado de crianças por metro quadrado, e nem sempre isso é respeitado por algumas instituições de ensino que sobrecarregam professores e espaços físicos. Fiquem atentos a isso! Mas, principalmente, pensar o que colocar nele para propiciar, de fato, o desenvolvimento integral e integrado.

A escola Italiana da cidade de Reggio Emilia trabalha com a organização deste espaço de forma muito interessante. Aqui no Brasil, algumas instituições também utilizam esta forma. Vou-lhes explicar: são os chamados cantinhos e isto não é novidade! Porém, pensem na forma como isso deve ser organizado pelo grupo de crianças. Existem vários cantinhos: música; leitura, dos jogos; da casinha; das plantas; dos pequenos animais; das dramatizações; da sucata; da pintura, entre outros que o grupo desejar.

Mas como trabalhar na organização destes cantos, quem organiza? O professor antes de iniciar o semestre letivo ou as crianças junto com os professores?

O correto, em minha opinião, é que todos organizem juntos, no começo do semestre a sala de aula ou espaço de referência. Este espaço não tem de estar pronto para esperar as crianças chegarem. Assim como na vida, ele é um espaço a ser construído junto pelo grupo, para ter uma identidade própria das crianças. Mas o que fazer? Simples, no primeiro dia de aula conversar com as crianças sobre a sala e, se possível, até deixá-la vazia e, dia a dia, ir conversando sobre onde colocar os materiais deles e o quê. O espaço não será para o grupo? Então eles precisam participar desta organização. É a mesma coisa do texto que já postei sobre a festa de aniversário para os adultos ou para as crianças. Aqui a sala de aula ou espaço de referência é para os adultos ou para as crianças. É claro que isto não serve para os bebês, para eles sim, este espaço precisa ser pensado e montado pelos adultos. Mas para as crianças de 4 e 5 anos, elas podem e devem participar desta organização sim, sem nenhum problema. Mas para isso, a postura do professor não pode ser de autoritarismo e sim de mediador, porque não pensem que não haverá conflitos de ideias, haverá sim, mas como tudo na vida, é preciso muita conversa até se chegar a uma conclusão.

Isto é viver a democracia e seu direito de opinião, desde a mais tenra idade. Isto é participar e ser responsável pelo espaço coletivo e saber valorizar. Agora quando tudo vem pronto e determinado por alguém, isso pode acabar sendo desmotivador. Assim como temos que nos sentir bem em nossa casa, por mais humilde que ela seja, as crianças e os professores também tem de se sentir bem no local onde passam boa parte de seu dia.  

Quando fui professora de educação infantil já cheguei a pintar as paredes junto com as crianças, porque estavam sujas demais. Tudo isso, claro, com autorização dos pais. Quando o lugar é feito por todos, eles cuidam. Isto, por exemplo, é ensinar preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário