sábado, 7 de abril de 2012

Avaliação na Educação Infantil

Começo este texto questionando o que seja avaliar. Avaliar no dicionário da web (http://www.dicio.com.br/avaliar/) é: determinar o valor, o preço, a importância de alguma coisa: avaliar um quadro. Reconhecer a grandeza, a intensidade, a força de: não avaliava a aflição que a compungia. Fixar aproximadamente: avaliar uma distância. Imaginar: não podes avaliar quanto padeceu a jovem.

Se as crianças pequenas estão em pleno desenvolvimento bio-psiquico-social como determinar um valor neste processo, isso é ilógico. Em termos de legislação a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, declara no “Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”

 Algumas instituições de educação infantil, principalmente, as particulares fazem testes nas crianças pequenas para saberem se estão aptas a frequentar um grupo ou outro, mas isso é totalmente descabível na minha opinião, é exigir de crianças que estão em pleno desenvolvimento um comportamento, muitas vezes, além de suas vivências. E mais ainda, contrário ao que está na lei.

Preciso alertá-los também sobre testes para crianças pequenas para verificar o seu desenvolvimento infantil, aliás, está virando moda aqui no Brasil isto, é uma escala que não condiz com a realidade das crianças brasileiras, porque foram feitas pesquisas em outros países, outras culturas e não na nossa.
Como brasileiro tem mania de valorizar mais o que vem de fora, não percebe, por exemplo, que não podemos comparar o desenvolvimento de uma criança americana, uma criança francesa ou de qualquer outro país com uma brasileira, pois o clima, a sociedade, os usos, os costumes e hábitos são diferentes, enfim cultura diferente. 

Nem mesmo aqui dentro do país com toda nossa diversidade cultural uma criança jamais pode ser comparada com outra. Um criança do Sul do país tem suas origens, seu modo de falar, vestir, comer diferente de uma criança do Nordeste, por exemplo que tem hábitos e costumes diferentes do sulista. O clima, a economia, o social são diferentes então não passíveis de avaliação iguais, mas temos uma herança em educação histórica de querer nivelar todas as crianças de colocá-las em caixinhas como se fossem classificá-las em melhores, medianas, regular e ruins. Quando escrevia isso até me senti mal, como podemos achar que uma criança pode ser comparada com outra, se nasceram em famílias diferentes, que cada uma tem sua própria história de vida.  Cada criança é única, integral e integrada, com seus valores e costumes próprios, com suas dificuldades e facilidades de aprendizagem, mas isto não pode fazê-la melhor ou pior do que ninguém, ela simplesmente é e está neste mundo diversificado.

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