sábado, 21 de abril de 2012

Como a criança aprende?

Esta pergunta é importante e deveria ser feita pelos pais e professores de uma maneira geral. Embora os professores tenham tido em sua formação a disciplina de Psicologia da Educação, muitos ainda não sabem como funciona a mente da criança, quanto à aquisição da aprendizagem.

Vamos lá! Vou explicar de uma maneira simples para que todos entendam. Quando as crianças nascem e vão se desenvolvendo, elas são confrontadas com uma série de estímulos captados por meio dos sentidos: olfato; audição; visão; paladar; e tato. Todos estes estímulos são levados até o cérebro da criança, que responde por meio de comportamentos, tais como, choro, balbucios etc. Quando uma criança é bastante estimulada quando pequena, seu cérebro realiza muitas conexões chamadas sinapses, estas, por sua vez, vão interligando estas conexões com outros neurônios estimulando as reações das crianças.

Qual seria, então, o papel do adulto neste sentido? Seria de propiciar o maior número de estímulos para ativar estas células nervosas a realizarem sinapses. Mas o que isto tem a ver com a aprendizagem? Tudo, uma vez que o cérebro é ativado constantemente com estes estímulos, as crianças possuem uma velocidade maior para pensar, sentir e agir no mundo a sua volta.

Mas quando acontece de fato a aprendizagem? Quando estes estímulos se tornam significativos para aquela criança em específico. Durante todo o dia, vários estímulos estão presentes ao nosso redor, porém, nem tudo nós aprendemos de fato. Só aprendemos quando existe sentido, pois sem sentido, somente obtemos informações que podem ser esquecidas com o tempo.

A criança aprende experimentando e vivenciando o mundo a sua volta com sentido e significado real. Propiciar situações variadas para que ocorra este aprendizado é tarefa dos pais e professores, estimulando as crianças em novas aprendizagens, desenvolvendo o biológico, o psicológico e o social. A criança precisa ser estimulada pelos adultos, mas também entre si, pois as experiências são diferentes e todas são necessárias para a convivência neste mundo.

Portanto, a criança aprende com o meio social no qual está inserida e dentro de sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário