domingo, 22 de abril de 2012

Educação Sexual: como falar a verdade na linguagem infantil?

Existe um período no desenvolvimento das crianças pequenas, que para tudo, elas perguntam o porquê. Isto é natural, pois elas estão em pleno vapor na sua vontade de conhecer o mundo e as coisas que as cercam, até nós adultos somos curiosos quando não conhecemos algo, porém, muitas vezes, pelas regras impostas em nossa sociedade, deixamos de perguntar por vergonha ou até mesmo por medo. Este comportamento é errado, no meu conceito, porque ser curioso é algo inerente ao ser humano. Se não existisse este comportamento, a humanidade ainda estaria na idade da pedra. Mas vamos voltar ao assunto do texto.

As crianças normalmente nos fazem perguntas sobre como nasce o nenê. E o que fazer nesta hora? Como explicar a verdade na linguagem infantil?

Calma, não se desesperem e nem passem a elas informações incorretas. Vou explicar o que deve ser feito. Você deve explicar que existem diferenças entre o corpo da mulher e do homem, se possível mostre ilustrações deste corpo e conversem com elas, dizendo que a mulher possui um corpo no qual produz óvulos e o homem produz espermatozoides. Por favor, não falem nomes errados ou pejorativos aos órgãos sexuais masculinos e femininos, ensinem o correto, sem vergonha ou medo. Isso faz parte da natureza humana e não se deve ter preconceitos com relação à sexualidade, pois eles precisam entender o que é correto sempre. Continuando, explique que o papai e a mamãe precisam namorar, para que o nenê possa se formar na barriga da mamãe.

É simples assim, você explicou corretamente sem ir além do que eles precisam saber neste período de desenvolvimento. As crianças vão se satisfazer e você não mentiu e nem inventou nada. Difícil? Não, quando você está livre de preconceitos e fala sobre educação sexual sem rir, sem ficar vermelho, sem saber o que falar, sem ser malicioso e pejorativo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário