quinta-feira, 21 de junho de 2012

Castelos de areia...

A caixa de areia é mais um local apropriado para que as crianças aprendam brincando. Ela se localiza ao ar livre, portanto, certifique-se que este local não seja usado por animais de pequenos portes para fazer suas fezes e urina. Isto não deverá acontecer, pois poderá causar doenças aos pequenos. Algumas instituições cobrem este local para evitar este tipo de problema, porém algumas não tomam este cuidado necessário.
Quando as crianças forem brincar na areia este ambiente pode ser seco ou úmido. Para isto forneça recipientes para que as crianças possam molhar a areia para brincar de modelar e soltar a sua imaginação e criatividade na construção de castelos, bonecos, enfim o que quiserem criar.
Alguns recursos materiais são necessários para que as crianças possam explorar este ambiente. Darei alguns exemplos: pás, baldinhos, colheres, animais, carrinhos, dinossauros, pauzinhos, gravetos, garrafas de refrigerantes, potes vazios, etc. Este local precisa de variação de estímulos para que as crianças possam criar e recriar histórias. Para isto, estes materiais têm que estar à disposição delas.
Em algumas visitas que já fiz a algumas instituições de ensino infantil percebi as crianças brincando com pouco, sempre ou nenhum estímulo. Professores e pais, materiais simples podem fazer a diferença para eles. Não esperem por baldinhos de areia comprados quando não existem verbas para isso. Soltem a sua imaginação e assim as crianças poderão desfrutar de situações ricas para seu aprendizado.
O mais importante é que nem pais ou professores fiquem preocupados se vão sujar a roupa e/ou corpo das crianças. A sujeira é de menos, o relevante são as aprendizagens por meio das percepções sensoriais que estão experimentando.  Roupa suja se lava, para corpo sujo há o banho; percepções ou tem ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário