domingo, 24 de junho de 2012

Criança disciplinada, adulto de sucesso

Gostaria que vocês prestassem atenção para entender o que significa criança disciplinada. Não estou me referindo aqui às disciplinas rígidas, como as mães tigresas da China, não é isso.
Para se criar disciplina nas crianças é necessário que os pais conversem, mostrem e ensinem a elas a necessidade de ter regras como horário para dormir, comer, estudar, brincar, etc. Nesta conversa é preciso explicar a rotina de um adulto que trabalha e que possui horários para tudo.
O que fazer para colocar disciplina? Os pais devem ensinar a arrumar as gavetas, o armário, a respeitar o próximo, a cuidar do seu material escolar. Enfim são estas pequenas coisas que devem ser ensinadas e não cobradas. Achar que a criança, vendo somente você fazer, não é suficiente para que ela aprenda.  É necessária ação conjunta.  Por exemplo, arrume o armário explicando onde colocar as coisas para deixá-lo mais arrumado, etc. Agora, o grande problema ocorre quando vocês exigem que a criança guarde os brinquedos delas, mas as suas coisas, pais,  estão espalhadas pela casa inteira. Se falar para ela arrumar o armário e o seu não fecha de tanta bagunça, estas atitudes se tornam contraditórias e não ajudam, somente causam mais problemas.
Estas disciplinas, quando feitas corretamente, vão criando na mente da criança noções de organização, planejamento, cumprimento de responsabilidades e necessidades da vida em conjunto. Isto fará com que ela tenha sucesso quando adulta.
Lembrem-se sempre que vocês são os exemplos e são responsáveis pelo sucesso ou insucesso de seus filhos quando adultos depois não adiantam se lamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário