domingo, 10 de junho de 2012

Como ensinar a criança a ser um adulto corrupto?

Este tema é fascinante, porque vivemos em uma sociedade onde são frequentes os casos de corrupção. Várias campanhas são feitas pelo Facebook e outras redes sociais para combater a corrupção. Mas esquecem que este tipo de comportamento de um indivíduo adulto está enraizado em condutas erradas dos pais perante os filhos. Podem parecer coisas inofensivas, mas, na realidade, estão desenvolvendo e instaurando um tipo de conduta nas crianças.

Darei um exemplo para que o assunto fique mais claro. Quando nós, adultos, estamos dirigindo com crianças dentro do carro, por exemplo, não podemos jamais infringir as leis de trânsito, como ultrapassar sinal vermelho. Se somos pedestres, não devemos atravessar as ruas fora da faixa de pedestre e sim a utilizando.

Não respeitar as leis de trânsito é dizer assim para a criança: ”Olha a regra existe, mas não faz mal você burlar, porque isto é normal”. Quando adulta ela poderá pensar da mesma forma, a lei existe, mas eu posso descumpri-la, pois não acontecerá nada mesmo. Isso é ensinar uma criança a ser corrupta.

Leis e regras servem para o bom convívio em sociedade e não devem jamais ser ignoradas, principalmente na frente das crianças. Se quiserem acabar com a corrupção, não ensinem as crianças a serem corruptas.

Um comentário:

  1. Adultos não podem infringir as leis nunca e não só na frente das crianças...elas sempre percebem se o comportamento é verdadeiro ou só para falação!

    ResponderExcluir