Vou contar algo que precisamos refletir. É sobre a importância do adulto brincar com as crianças para lhes ensinar as regras dos jogos.
Um dia, numa sala de aula (referência) de educação infantil, observo que há vários jogos: memória, quebra-cabeças, jogos de encaixe, e outros que não posso citar nomes por conta das marcas registradas. Vejo que as crianças empilham estes jogos e os reclassificam de várias maneiras, fazendo com as cartas, por exemplo, torres de garagens para os carrinhos. Pergunto a elas:
- Por que estão fazendo isto com os jogos e com as cartas?
Elas respondem:
- Porque não sabemos brincar com estes jogos.
Imediatamente me prontifico a ensiná-las e elas aceitam. Ficaram maravilhadas com os quebra-cabeças e com os jogos de memória. Ensinei as regras de como brincar, e elas entenderam, imediatamente começaram a utilizar este material de maneira lúdica.
Pergunto-lhes:
- Está errado fazer torres em vez de brincar com os jogos corretamente?
Respondo-lhes: Não, não está. As criança brincam e resignificam os materiais de acordo com sua vontade e necessidade. O errado está em elas não brincarem corretamente com estes materiais pedagógicos, porque ninguém lhes ensinou. Fazendo isto estamos privando as crianças de aprendizagens significativas. As crianças têm direito de brincar e aprender brincando. Pensemos na nossa prática enquanto adultos quer sejamos pais e/ou professores. Ou ensinamos às crianças as regras dos jogos, ou simplesmente damos a elas esses brinquedos, assim, simplesmente por dar. Prestemos atenção em nossa conduta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário