sábado, 2 de junho de 2012

Por que algumas crianças não gostam de tomar banho e lavar a cabeça?

Assim como em outras situações do tipo comer o banho também tem que ser um momento de prazer para as crianças. Isto exige paciência e tempo por parte dos adultos que nem sempre as têm.

Vejo muitos pais dando banhos nos filhos (as) brigando com eles, até xingando e batendo. Ensaboando como se fossem lavar roupas, pratos e /ou talheres. A pele da criança é muito sensível, necessita de carinho e cuidado.

Alguns pais tornam o horário do banho um verdadeiro inferno, ao invés de brincar e tornar aquele momento lúdico para a criança. Ensinar a tomar banho também tem que ser aprendido. Cuidar do seu próprio corpo quando maiores é fundamental para contribuir com a autoestima da pessoa.

Agora se brigam, falam alto que estão gastando muita água e energia, se dão banho como se estivesse lavando um objeto, a criança não irá gostar deste momento e possivelmente não saberá cuidar de si mais tarde.

Vou-lhes dar uma dica: para lavar a cabeça das crianças, brinque com elas, monte um personagem, invente um nome; pode ser a cabeleireira maluca. Mude o tom de voz e comece a brincadeira. Sem perceber, você lava a cabeça da criança e ensina a passar xampu, creme e elas se divertem.

Com certeza no outro dia ela pedirá para brincar novamente, experiência própria. Assim é o correto, isto é educar brincando. Com o tempo ela passa a gostar do banho. Vai aprender a cuidar do seu cabelo, das suas unhas, do seu corpo, da sua imagem. Gostar de si é um fator importante para gostarmos dos outros. É para reflexão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário