terça-feira, 12 de junho de 2012

Série Talentos IV- Linguagem Corporal e Teatral

Continuando nossa série sobre talentos, hoje vamos falar sobre a linguagem corporal expressa por meio da dança e do teatro. Com a dança, por meio da linguagem corporal, a criança estimula a percepção de si e do outro, desenvolve a sensibilidade, o raciocínio, a concentração e a memória.  Também contribui para as interações entre as crianças e entre elas e os adultos. Essa linguagem trabalha e estimula também a comunicação não verbal e os diálogos corporais. Não estou dizendo que as crianças na Educação Infantil tenham que ter aulas como numa escola de balé, mas vivenciar jogos, brincadeiras e mímicas, interpretar músicas, fazem parte do cotidiano das instituições de educação infantil. Cada região deste imenso país possui danças folclóricas, típicas, que também adentram o universo da escola. São manifestações de linguagens corporais e que devem ser ensinadas e passadas de gerações a gerações.
O teatro também é uma linguagem que utiliza o corpo. Muitas vezes, em instituições de educação infantil, elas estão ligadas à leitura de histórias, e geralmente encenadas em datas comemorativas. Mais uma vez enfatizo que leiam o texto sobre o cuidado que precisamos ter com a leitura de histórias.
Voltando à questão do teatro, ele também ajuda a estimular as expressões de sentimentos e a emoções, mas, em especifico, articula também outras linguagens, como a fala, o canto, o gesto e a dança.  Enfim, o teatro é uma atividade que interage com outras linguagens e ninguém nasce sabendo fazer teatro, assim com as demais linguagens citadas em textos anteriores ele também precisa ser ensinada. Teatro de fantoches, de dedoches são alguns materiais que podem ser usados para se trabalhar com as crianças pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário