sábado, 16 de junho de 2012

Separação entre casais: Você vai parar de me amar?

Se os adultos possuem dificuldades para se separarem uns dos outros, com as crianças isso não é diferente. O adulto pode racionalizar a separação, mas para a criança elas estão perdendo um dos modelos de confiança, pois não  conviverão mais na mesma casa, e entrarão numa nova forma de convivência. Isso  pode parecer estranho para alguns, estimulante para outros e até mesmo assustador. Depende de como a questão é conversada com os filhos. Se houver algum trauma na separação dos adultos isto poderá repercutir no comportamento daquelas crianças e também poderá afetar seus relacionamentos afetivos quando adultas.
Então o que fazer?
Pensem e reflitam comigo, as crianças não são responsáveis se o casamento acabar, elas não podem ser culpadas ou punidas por isto. Mas, infelizmente, muitas vezes são. Conheço crianças de pais separados que são motivo de chantagem entre os pais. Pior ainda quando um dos dois começa um novo relacionamento e a outra pessoa, por ciúme, ou por sentimento de posse, usam as crianças como um leva-e-trás, usando-as como espiãs. Muitos querem saber onde foram, o que  compraram, etc. E verbalizam em bom tom na frente dos pequenos. – Está vendo?  Quando fulano (a) estava casado(a) comigo não agia  assim; agora é diferente ...  E assim vai o discurso na frente das crianças. Fico com pena dos que nada tem a ver com o comportamento de adultos desequilibrados. Isso é muito prejudicial às crianças, colocando-as no meio de um fogo cerrado, aumentando os sentimentos de culpa e destruindo o relacionamento com os novos pais.
Por favor, se amam seus filhos evitem este tipo de afirmações e outras quaisquer. A  separação foi entre os adultos, se a paixão ou o amor acabou elas, as crianças,  não têm culpa. Alias, nada é para sempre na vida.  O que é mais saudável para as crianças neste momento de crise conjugal? Evitar, na frente delas, brigas, discussões, desentendimentos e receios de como irão se sustentar financeiramente.  Revelar para elas  que o amor entre vocês acabou, mas que isso em nada vai mudar o sentimento de vocês por eles. Os filhos precisam se sentir amados da mesma forma. Sei que existem casos e casos e não posso generalizar, mas visitar sempre  as crianças é primordial para assegurar confiança e amenizar o sentimento de perda. Dê atenção especial neste período para que elas se sintam seguras.  
Tarefa fácil? Sim, se enfrentada com maturidade de ambas as partes.  E o mais importante: ter sempre em mente que o amor de vocês pelas crianças não pode mudar nunca, se realmente as amam. Pensem e ajam com amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário