terça-feira, 19 de junho de 2012

Série Talentos V - Linguagem Virtual

 Continuando com nossa série sobre linguagem, hoje vou falar do uso do computador e da internet como meios de comunicação usados pelas crianças. 
Por quê isto?
Os games já fazem parte do cotidiano infantil e saber utilizá-los é fundamental.  Eles são muito atraentes, mas é preciso ficar alerta, porque alguns são extremamente violentos e estimulam este comportamento nos pequenos. Cuidar e observar qual o tipo de game que a criança gosta, o que ele passa como mensagem, se é adequado ou não a sua idade é importante e prudente para o seu desenvolvimento.
Nos jogos eletrônicos com indicações em suas embalagens, os pais têm que ficar atentos, porque, às vezes, eles se referem a uma idade e mensagem que, nas entrelinhas, não correspondem à realidade.
Ser contra toda esta tecnologia é extremamente errado, pois as crianças já nasceram nesta era, e isto faz parte do cotidiano delas. Ficar de olho com o que elas estão brincando, e na internet, é necessário, pois as crianças não possuem esta noção, do que é adequado ou não. Quem tem este discernimento são os adultos.
Assim como nas outras linguagens estimular, brincar junto, interagir com as crianças e fazer parte deste universo é participar da vida delas e mais do que isto, é saber o que estão jogando sem brigar ou xingar, mas sendo companheiros, amigos. Quando as crianças percebem que vocês, pais e professores, são parceiros, elas não necessitam se esconder e vocês conseguem saber o que elas  estão fazendo e onde estão entrando na internet. Outra coisa muita conversa é importante para que elas possam saber utilizar este meio de comunicação de maneira correta, sem correrem riscos que a internet oferece. Alerta, conversa e prudência são as dicas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário