sexta-feira, 1 de junho de 2012

Quando uma criança machuca o que devo fazer?

Primeiro tenha calma, chorar, gritar, se descabelar em nada ajuda numa situação de emergência. Pelo contrário, pode ser mais incômodo ainda. Saber socorrer antes de mais nada requer “sangue frio”, porque você necessitará tomar decisões rápidas e de racionalidade para pensar e agir para ajudar aquela criança acidentada.

Agora se você passa mal quando vê alguém ferido, por favor, peça ajuda imediata a outra pessoa para que ela possa socorrer a criança. Isto não é omissão, mas sim precaução e necessidade numa  hora de emergência. Conheço pessoas que desmaiam quando veem sangue; elas irão ajudar em alguma coisa se preciso for? Claro que não poderá dar mais trabalho ainda, pois no lugar de socorrer um terá que socorrer duas pessoas.

Racionalidade é a melhor solução nestes momentos de emergências médicas. Agora saber como socorrer uma criança também é muito importante porque uma vez cometido alguma imprudência, em vez de ajudar irá atrapalhar. O melhor a fazer é chamar a emergência, mas nem sempre isto é rápido e, por exemplo, numa crise de criança epilética você tem que saber quais são os primeiros-socorros, porque até chamar a ambulância isto poderá ser fatal. E nem sempre as escolas possuem uma enfermeira para auxiliar neste momento.

Sei que a maioria dos cursos de formação inicial de professores não contemplam uma disciplina de  primeiro socorros, mas talvez devamos repensar esse currículo de Pedagogia. Saber socorrer uma criança em emergência é fundamental e é um direito da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário