quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que fazer para a criança ser um adulto seguro?

 Esta pergunta merece atenção especial e requer que vocês entendam muito bem o que vou explicar. De zero a sete anos de idade, a palavra não pode deve ser deixada de lado, vocês não podem falar não, mas sim, explicar tudo com muita paciência.
Vocês devem estar se questionando: - É fácil falar, quero ver na prática! Vamos lá, vou dar exemplos. Se a criança quer mexer em um aparelho eletrônico vocês têm que ensiná-la a mexer neste objeto; se querem subir em algum lugar ensinem a subir, mas também ensinem os cuidados que elas precisam ter quando estão em locais mais altos, isso é o correto.  Quando ela tem mais um pouco de idade ensinem mais um pouco. Troquem um objeto perigoso por outro, mas sem proibir e dizer não.
É preciso compreender que tomar essas atitudes não é ser permissiva. A pessoa permissiva deixa tudo e não ensina, não confundam, não é isto que estou dizendo.
É permitir ensinando, educando, mostrando, sendo parceiros. São estes comportamentos que construirão um adulto seguro.  Proibir sem ensinar causa medo e insegurança. O que você quer para seu filho, a escolha é sua, seja permissivo, proibitivo ou eduque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário