quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vícios

Os veículos de comunicação são responsáveis em uma grande escala na formação de maus costumes. Se observarmos as programações iremos nos deparar com: desenhos de heróis; desenhos onde um tira vantagem e faz de tudo para desmoralizar o outro, filmes onde mostram que matar é a solução.

Músicas em que o sexo é a vantagem; novelas que enfatizam o mau caratismo e o consumismo; programas de auditório que ridicularizam as pessoas; os que têm jogos violentos; os que mostram para as meninas que o corpo, que a beleza, a silhueta e maquiagem são mais importantes. Para os meninos valorizam que se ele for jogador de futebol ou cantor de pagode e/ou sertanejo será vitorioso.

Fica claro que estudar não é importante. O ídolo atual de futebol tem em média 20 anos, é rico, gosta de cantar e influencia isto de maneira até mesmo descontrolada. Existem crianças com 3 anos que têm o cabelo cortado igual ao dele.

Estamos formando uma geração robotizada, cheia de vícios, crianças que acham que os educadores são chatos, que é ruim a sala de aula, que veem o blog e o twitter como mais interessantes, que reunião de família é coisa do passado, porque a novela mostra a família sem estrutura e sem respeito.

Pais, aqui vai um alerta: Não basta dizer que quer que seu filho (a) seja um adulto de sucesso. Têm que formar sua criança para ir para a escola, acompanhar seu desenvolvimento e ensinar com prudência. Fazer o contrário disso é esperar que o professor eduque e forme seus filhos. Terão que pagar muitos psiquiatras quando jovens e adultos e, muitas vezes, sem resultado. Pensem...


3 comentários:

  1. Vanda, eu sempre repito muito que quero criar minha filha para que ela seja uma boa pessoa, então ensinar o respeito ao próximo, a importância da educação e do relacionamento pessoal são temas recorrentes.
    Acho que todas as ferramentas são válidas, inclusive as online, desde que usadas como complementares.
    E educação é parceria pais e escolas, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Simone, primeiro obrigada pelo comentário. Todas as ferramentas são válidas se usadas de maneira correta, com intencionalidade educativa. A escola tem que ser complementar a educação da família já escrevi vários textos sobre isto aqui. Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Como minha mãe é educadora, percebo também a importância de a família ser complementar à escola, já que a realidade por aqui mostra que, neste caso, as creches são ambientes melhores que a própria casa das crianças...

    ResponderExcluir