quinta-feira, 14 de junho de 2012

A importância do cartaz de chamada na Educação Infantil

O cartaz de chamada ou chamadinha é um recurso que deve estar presente nas salas de aula /referência dos pequenos. Eles podem ser feitos de várias formas e materiais. Não vou aqui dar modelos, não é este o objetivo, mas quero ressaltar sua importância na formação nos aspectos afetivos e cognitivos das crianças.
Esta prática estimula a construção de sentido de grupo e de pertencimento. Transmite a noção de que todas as crianças são valorizadas e que todos se preocupam uns com os outros, quando alguém falta.
A chamada deve ser feita na roda inicial de conversa quando estiverem programando o dia. Colocar o nome e a foto de cada criança em fichas móveis para que cada uma possa fixar no cartaz, é o correto e deve ser feito a partir de 3 anos. A professora (or) deve ir perguntando: Quem faltou? Quantas meninas vieram? Quantos meninos vieram? Vieram hoje mais meninas ou meninos? Quantos meninos têm a mais hoje? Quantas meninas têm a mais hoje? Estas perguntas vão estimulando noções matemáticas nas crianças de uma forma lúdica. As noções de adição e subtração são passadas e percebidas pelas crianças brincando.
Portanto, afeto e cognição são desenvolvidos com esta prática. Professores, não deixem de fazê-la, troquem e variem as maneiras de fazer o cartaz durante o ano; isto é importante para o desenvolvimento integral e integrado dos pequenos.
Pais, fiquem atentos se os professores realizam esta prática com seus filhos (as); mas calma! Nem todos leram este texto como você; então ensine-o e não cobre, pois não são todos os professores que sabem fazer isto.

Um comentário:

  1. ótimo blog, aboradaram muito bem o assunto, quero fazer algo assim escola infantil zona norte sp em que trabalho, gostei bastante do conteúdo do post adorei!

    ResponderExcluir