O portfólio é uma maneira que os professores têm de fazer o registro do desenvolvimento de suas crianças. Ele pode ser composto de desenhos, de registros escritos ou fotográficos, das situações significativas que cada criança teve durante o ano letivo.
A partir deste portfólio os professores podem levantar hipóteses de como a criança está pensando sobre determinado assunto e conduzir e levantar problemáticas para ampliar o repertório de conhecimento dos pequenos. Mas sem saber o que a criança está pensando, torna difícil promover o avanço no seu conhecimento. Este instrumento utilizado pelo professor permite que isto aconteça.
Na educação infantil este registro é feito pelos adultos; porém, no Ensino Fundamental, isto também poderá acontecer por parte das próprias crianças como uma forma de auto-avaliação.
Adotar o portfólio como registro do desenvolvimento infantil também é um instrumento para aproximar a família da escola. Este não deve ser entregue somente no final do semestre ou do ano letivo, mas precisa servir de apoio às reuniões de pais para que, juntos, família e escola, numa simbiose, possam auxiliar e estimular o desenvolvimento de cada criança em especifico, uma vez que cada criança é um sujeito histórico e de direitos.
NO EDI que sou CP as minhas profs fazem o portifolio usando um caderno individual.Tem colagens e produçoes espontaneas.
ResponderExcluirestão ficando muito bons.
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Um abç
Angela
Obrigada pelo comentário Angela e por estar acompanhando o meu blog. Beijos...
ResponderExcluirADOREI O BLOG.
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