sábado, 30 de junho de 2012

Problemas de comportamento infantil, o que fazer?

Sonho de consumo de pais e professores seria um livro de receitas como este título citado acima, porém sinto-lhes informar e desapontá-los que isto pode não existir. O que dou são dicas, que muitas vezes servem para uma criança e não serve para outra. Os pais são os responsáveis pela educação das crianças. Quando você ajuda uma criança a se desenvolver ou até mesmo quando estão com algum problema, vocês se aproximam delas e passam confiança, companheirismo e amizade. Ir experimentando, vivenciando cada situação, conforme ela for se apresentando e analisando cada passo a ser dado com consciência e coerência; e também se permitir não ser perfeito, por que ninguém é, este parece ser o melhor caminho a seguir.
Cada criança é única, tem sua história de vida, são heterogêneas, com famílias variadas, assim como não existe o livro de receita, também não existe criança ideal.  Meu objetivo aqui neste blog não é que vocês aprendam a resolver o problema de relacionamento imediato de todas as crianças, mas ajudar a vocês a refletirem sobre suas atitudes e comportamentos para junto delas e com isso torná-los adultos, modelos positivos para as crianças, por que elas aprendem por meio de modelos.
É natural que vocês se sintam muitas vezes preocupados e com muito medo de errar, pois sabem da responsabilidade na formação do ser que está em suas mãos. Pensar, repensar sua atitude, estudar o comportamento infantil procurando o melhor sempre e, principalmente, ir se aprimorando vale a pena tanto para a profissão professor quanto para a experiência de ser pai e mãe. 
Não nascemos sabendo os papéis (pai/mãe e professor), portanto, vamos aprendendo no dia a dia, acertando e errando. Se errarem, tentem novamente, mas sejam sempre verdadeiros e honestos. As crianças respeitam a honestidade porque elas são espontâneas. Se agir de maneira verdadeira, elas também lhe respeitam e entendem que quando errarem também serão acolhidas, por que errar é humano. A única dica que posso lhes dar e que já foi dada em outro texto postado anteriormente é um ditado popular “não façam para os outros aquilo que vocês não querem para si”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário