segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gestão financeira com as crianças pequenas

Uma mãe me relatou que seu filho adolescente gasta em demasiado e o orçamento familiar foi à falência, por conta dos desejos descontrolados e consumismos excessivos. Ela me perguntou: O que eu faço?

Refletindo sobre esta situação, perguntei a ela como se portava quando o filho era menor, o que ela comprava e fazia para ele. Ela me disse que comprava o que podia, e muitas vezes, o que não podia. Mas fazia isso para que ele não se sentisse diminuído perante seus primos e coleguinhas.

Então lhe falei: está ai o problema. Ensinou seu filho a ser consumista desde criança e também ensinou a viver fora da realidade para satisfazer os outros e não a ele mesmo.

Vocês devem estar se questionando: E o que eu faço para ensinar a criança pequena a não quebrar o orçamento familiar?

Resposta fácil: dê aquilo que cabe em seu orçamento. Não faça nada para se mostrar aos outros. Nem festa de aniversário, roupas, sapatos e/ou brinquedos. Compre aquilo que pode ser adquirido e converse muito com os filhos. Na vida não temos tudo o que desejamos em todo o momento. Este é o procedimento correto.

Agora, se o adulto compra fora do orçamento quando criança, é claro que na adolescência elas irão querer tudo, pois não lhe foram dados limites.

Então o melhor a fazer e ensiná-los a ter aquilo que se pode, e o que se pode nem sempre é aquilo que se quer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário