segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como lidar com a chegada do nascimento do 2º, 3º filho(a)?

A chegada de mais uma criança na família pode causar problemas de comportamento com o primeiro filho (a) se não souberem como conversar, explicar e dar atenção necessária, não somente ao bebê.
As atenções da família, principalmente dos pais, devem ser redobradas para o primeiro filho (a), para que este não se sinta abandonado, rejeitado. Se a criança se sentir abandonada, ela pode apresentar sintomas de agressividade tanto na própria casa como na instituição de ensino.
Estas condutas nada mais são do que carência afetiva, precisam chamar a atenção de alguma forma, querendo ser o centro das atenções, por isso batem, xingam, chutam para serem notadas, já que com a chegada do outro filho(a) ele se sente menosprezado (a).
O que fazer?
Pais, conversem com as crianças sobre a chegada de um irmãozinho (a). Deixe com que eles participem de decisões que envolvam compra de roupas e outros objetos para o bebê, escolha do nome; isto fará eles se sentirem importantes e não menosprezados. Quando o nenê nascer, dê atenção redobrada ao primogênito; ele não pode se sentir carente.
Outra dica, esta é para quem visita o bebê: levem também alguma coisa para o primogênito (a), esta atitude simples evita tantos problemas de ciúmes e problemas psicológicos de rejeição com a chegada do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário