terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sua letra está horrível. Precisa melhorar isto. É só garrancho...

Já  ouviram isto quando criança ou falaram isto para alguma criança? Espero que não, mas é real. Eu já, pais e professores, verifiquei, isto e, coisa pior, ridicularizando a criança na frente de outras.

Vamos pensar e repensar. Em que essa atitude ajuda na mudança de comportamento da escrita de alguém? Em minha opinião, em nada; pelo contrário, pode até piorar. Por sentir raiva ou birra, a criança não faz melhor nunca mesmo.

Segundo alguns estudos,  a letra é algo pessoal e expressa a personalidade de cada um. Então por que se importar tanto como se escreve, se hoje redigimos mais em computadores do que em letra de mão?

Algumas situações precisam ser revistas pelos pais e professores. Se a criança entende o que está escrevendo o que importa se a letra é grande, pequena, torta, enfim... O importante é que ela consiga entender e ler o que escreve para poder estudar, só isto. Querer adestrar a forma e o tamanho da letra é também reprimir algo tão pessoal. Vale a pena?

A criança pode deixar de gostar de escrever de tanta cobrança, isto é bom? Já passamos da era que tudo tinha que ser do jeito que a professora colocava na lousa. Lembrou-me, agora, do cabeçalho que fazíamos em colégios na era da ditadura militar: cidade, data, nosso nome, como estava o dia (sol, nublado, com chuva). Copiando os anúncios que aparecem nas redes sociais, quem é desta época compartilhe. 

Para que tudo isto? Se hoje temos computadores, tablets, Ipod, Iphone, entre outros? Temos que rever esse conceito quanto à letra. Aposto que muitos de vocês se lembraram de situações vexatórias que passaram por causa da letra grande, malfeita, pequena demais, enfim... Pergunto-lhes: o que isto pode ter influenciado em vocês para serem o que são hoje? Pensem e deem a resposta para si mesmos...

Um comentário:

  1. Drª Vanda!Sou professor de ensino médio, portanto as séries infantis não são "minha praia". Estou fazendo Psicopedagogia. Já vi o quanto a mente de uma criança é "quebrantável". Mesmo assim, creio que uma "pequena insistência", com jeito, poderíamos tentar melhorar sua performance, até porque futuramente evitaria constrangimentos mediante outras pessoas, como no meu caso, por ter uma "letra feia" e até mesmo por motivos de comunicação. Um exercício, sem cobranças, talvez resolvesse o problema. Penso que por ter medo de corrigir é que os pais perderam sua competência de educar seus filhos. Creio que há muita pressão sobre os educadores. Aguardo sua resposta, se for possível.

    ResponderExcluir