segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Como corrigir as falas erradas das crianças?

Uma mãe muito preocupada me disse que seu filho (Gustavo, de 4 anos) fala errado as palavras, mas precisamente conjuga os verbos de forma errada, o que fazer?

Primeiro: os tempos verbais que indicam fatos de ontem, hoje e amanhã são confusos na cabeça da criança e aos poucos elas percebem isso, se trabalhado de forma correta tanto na instituição de ensino como em casa. Já expliquei como fazer isso em um texto anterior postado aqui.

 Devemos corrigir ou não? Quero que vocês entendam que não deve ser corrigido de forma autoritária cobrando, simplesmente vocês repetem o certo, por exemplo, se a criança fala já “tomi” o suco, vocês repetem, eu também já tomei o meu suco. Nesse sentido elas vão percebendo e se corrigindo; agora se você diz autoritariamente  “você falou errado, é já tomei e não tomi”, isso poderá causar na cabeça das crianças uma confusão e no lugar de ajudar a entender o correto irá atrapalhar mais ainda. Isso sem falar se chamar sua atenção na frente de outras pessoas, o que poderá causar constrangimento e até mesmo timidez na criança. Corrigir pelo exemplo é sempre o mais correto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário