Preciso relatar isso para que os professores pensem em o que fazemos com as crianças na hora da fila. Se está certo ou errado fazer fila na entrada e/ou saída da sala de aula/referência não cabe aqui a discussão, somente lhes irei contar o que aconteceu comigo quando criança e que influenciou na minha vida profissional enquanto professora de educação infantil. Vamos à história...
Sempre fui alta, acima da média das crianças na época de escola, então minhas professoras sempre me colocaram como última da fila; meu nome começa com “v”, então se a organização da fila fosse por tamanho ou por letra do nome eu sempre estava por último. Confesso que não gostava da situação. Quando era professora de educação infantil e que precisa fazer fila por algum motivo de organização, eu montava a fila diferente todos os dias. Os pequenos, os grandes, começava o alfabeto de trás para frente, cada dia eu inventava uma novidade para fazer a fila. E assim eu evitava a situação que as minhas professoras causavam em mim quando aluna.
Pensem vocês nisso também. Parece uma coisa tão simples, mas fazer a fila de várias maneiras é importante. Assim a chance de ir à frente é igual para todos; inventem, criem e façam a diferença. Por favor, pensem nisso com carinho...
Entendo sua preocupação Vanda, pq muitas de nossas atitudes pedagógicas, são reflexos de nosso tratamento na infância! Mas não vejo como organizarmos um grande número de crianças sem ser na fila, e não precisa ser necessariamente por ordem de tamanho e alfabetica! Eu mesmo vivencio várias vezes a situação! Minha Escola Tem três pavimentos, todo dia é um desce pra lanchar, sobe para sala, sobe mais um pavimento pra biblioteca ou educação física, desce um pavimento para o parque, depois o desce pro almoço e enfim o sobe para o sono... Tantos momentos que não podemos deixar aleatórios, mesmo assim, tem aqueles que sempre querem ser o primeiro da fila, ao perceber isso, tenho agrupado em várias filas, ou escolhendo cada dia pessoas diferente, não por tamanho, idade, cor ou nome e sim por motivos diversos, o que facilita nosso trabalho e ajuda o desenvolvimento delas!
ResponderExcluirIsso é uma boa ideia...pense nisso!
bjos Sibele!
Em minhas práticas pedagógicas vivenciei diferentes ambientes, pois trabalhei em várias escolas e sendo assim com diferentes caractéristicas físicas em sua estrutura. Destém da forma utilizei também diferentes maneiras de etruturar as filas. Dia por ordem de tamanho (crescente para decrescente e vice e versa), dia com o ajudante do dia na frente, dia com o aniversariante e assim essa se modificava. Acho a idéia válida e muito importante para os pequenos, que ficam realizados quando podemos destaca-los com algo.
ResponderExcluirBeijos, Amanda Campos