sábado, 24 de novembro de 2012

Educar e ensinar envolve responsabilidade

Contribuir para a formação de outra pessoa precisa conter responsabilidade no que pensa, sente e age. Muitos pais e professores possuem dificuldade nesse comportamento porque envolve respeito, conhecimento de si e do outro, explicita obrigação.

Obrigação em fazer o outro crescer como pessoa e futuro profissional. Não posso mais pensar em fazer de qualquer jeito, tenho que pensar em fazer sempre o melhor de mim. Assumir a responsabilidade em educar e ensinar exige dedicação, até mesmo abdicação de certos comportamentos. É uma entrega cercada de renúncias. É dar sem esperar recompensas próprias e simplesmente educar e ensinar sem cobrar. Mas com a certeza de que está contribuindo para o desenvolvimento e crescimento de outro ser humano. Ninguém aprende nada sozinho, precisamos uns dos outros; educar e ensinar exige uma relação, uma troca, um descobrir e redescobrir, um acertar e errar.

Responsabilidades que nem todas as pessoas conseguem ter, porque não foram educadas e ensinadas para terem esse tipo de compromisso. Vejo muitos pais e professores que não entendem que podem construir ou destruir um ser humano com seus pensamentos, sentimentos e ações. Isso exige responsabilidade, compreensão e receptividade. Será que você que lê o texto agora tem essa noção de quanto é responsável pela vida de outra pessoa?...


Nenhum comentário:

Postar um comentário