sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O que vem a ser sequência didática?

Vou começar o texto explicando por meio de uma pergunta. Conseguimos aprender adições sem antes sabermos números? A resposta é não. Nesse sentido é necessário que a criança aprenda primeiro números e quantidades para depois realizar contas e situações-problemas. Isso é a sequência didática.

Na educação infantil não  é diferente. Existem sequências de aprendizagens que precisam acontecer levando em consideração a idade das crianças e seu desenvolvimento. Para andar precisamos nos equilibrar em pé até se soltar de fato, isso é uma sequência corporal que precisa ser respeitada e seguida. Para aprender a falar não começamos com textos complexos, mas com palavras, frases, pequenos textos orais e finalmente textos mais complexos. Isso também é uma sequência, que na instituição de ensino chamamos de sequência didática, uma vez que ela possui objetivos de ensino e aprendizagens por parte das crianças.

A sequência didática deve ser prevista por meio dos planos de ensino e de aula; quem elabora esses planos é o professor levando em consideração a idade e as linguagens a serem desenvolvidas pelas crianças, no tempo e no espaço do cotidiano da educação infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário