sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Devemos avaliar uma criança tão pequena na educação infantil?

Deve-se observar atentamente o comportamento da criança para fazer uma avaliação do seu desenvolvimento biológico, psicológico e social. Esse objetivo muitas vezes, na minha visão, é equivocado. Já vi fichas de avaliações de instituições infantis nas quais o professor preenche dando os seguintes diagnósticos: Rafael é tímido, Pamela é  criativa, João é desorganizado, e assim por diante.

 Na minha visão de educação as crianças de zero a cinco anos são pequenas demais para já serem rotuladas disso ou daquilo, suas personalidades e identidades estão sendo formadas. Desorganizada com 3, 4 e 5 anos é normal se não ensinaram como fazer a arrumação. Muitas vezes tanto os pais quanto os professores cobram atitudes, mas esquecem de ensinar.

 Avaliar comportamentos é muito difícil, mas parece que nessas instituições o professor o faz com a maior desenvoltura, sem pensar nas consequências do ato em si para a criança e a família. Por que se na ficha de avaliação a criança está indo bem nos conceitos daquela professora, ótimo; mas e se não está como fica a relação dessa criança com a família? Como os pais vão encarar isso? Pior, como reagirão diante disso? O que cobrarão de um ser tão pequeno?

 Professores, pensem e repensem com cuidado quando fazem a avaliação de uma criança em formação de conceitos e ideias.


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