quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Entre a instituição de ensino e a casa: socorro!

Imagine a cena: a mãe dizendo para a criança “não se suje na escola” e a professora oferecendo tinta guache para as crianças pintarem. Como fica a cabeça de uma criança nesse momento, já pararam para pensar? Os conflitos de ideias e posicionamentos da mãe e da professora causam certa confusão na mente das crianças. Elas não sabem o que fazer e como fazer!

 É muito contraditório, uma diz para não que suje, a outra dá tinta para que possa experimentar e vivenciar o mundo. E como não se sujar usando tinta? Isso pode causar constrangimento e timidez na hora da expressão artística da criança. Ela pode ficar com medo e não querer usar a tinta para não se sujar, com medo das consequências da mãe, que pode brigar, xingar ou até mesmo bater. E para evitar isto a criança fica “entre a cruz e a espada”.

 O consenso entre família e instituição de ensino na hora de educar e ensinar é importante, entender o comportamento dessa mãe é fundamental, porque muitas vezes a criança não tem uniforme suficiente para trocar várias vezes na semana e então a mãe diz isso para evitar que a criança vá sem uniforme; porque muitas vezes a instituição também não permite.

 Por outro lado, deixar que iniba uma criança em sua expressão somente por causa de roupa, na minha opinião, é uma atitude que não condiz com o desenvolvimento saudável de uma criança. O que fazer? Um avental de plástico ou até mesmo uma camiseta de adulto velha para colocar por cima da roupa dessa criança ajuda a amenizar esse sofrimento causado pela mãe.

 Pais e professores, conversem, sejam francos um com o outro, expliquem cada um seus motivos e razões, e cheguem a um consenso, mas não provoquem situações citadas acima; a criança fica perdida e não sabe como proceder, já que ambas são contraditórias em seus comandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário