sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Crianças expectadoras de novelas, o que fazer?

Sei que muitos pais não deixam que as crianças assistam novelas, mas esse controle está cada dia mais difícil diante de uma sociedade midiática como a que vivemos no mundo global. Fico me indagando o que estamos fazendo com a nossa nova geração, deixando que as crianças assistam novelas com tanta violência e maus exemplos. Vamos pensar os exemplos que elas nos passam e que muitas vezes de tão alienados que estamos nem percebemos: traição, mau caratismo, drogas, bater, xingar, passar a perna uns nos outros, roubar, fazer falcatruas, ser vulgar. Estes e tantos outros comportamentos são positivos na vida de alguém?

 Dizer que as novelas não educam é mentira, elas educam sim, mas de um jeito meio torto. A vida é feita de escolhas, sei disto, mas fico me indagando para que ter esses exemplos na televisão. Pior são os adultos que além de assistirem ainda reforçam esses comportamentos comprando o brinco, a roupa igual da personagem para se parecer com ela. Isso é alienação, ninguém vai ser igual a ninguém porque usa um brinco igual de uma personagem, que é ficção.

Para que ter esses tipos de valores negativos na sociedade. Depois falamos que o mundo está violento, mas quem contribui é a mídia, que incentiva esses comportamentos em novelas, filmes etc. Lutar contra isso não é fácil porque elas possuem audiência e geram muito dinheiro para alguns. Rever conceitos sociais, familiares, institucionais é o que venho tentando fazer neste blog, mas não posso ir, além disto. Eu os alerto, mas quem vai entender e mudar ou não são vocês que leem. Cada um de nós tem a liberdade de ser e estar no mundo do jeito que quiser, mas se quisermos uma sociedade melhor e mais humana temos que rever conceitos.

Um comentário:

  1. O melhor é orientar a criança e explicar o que ocorre. Como sempre digo "educação vem de berço". Infelizmente hoje os valores estão invertidos e não é nada fácil educar hoje em dia, ainda mais quando os pais trabalham fora e não tem muito tempo para os filhos.

    ResponderExcluir