Algumas instituições de educação infantil permitem que as crianças levem brinquedos de casa uma vez por semana para compartilhar com os coleguinhas. Parece perfeito, mas precisamos refletir sobre o procedimento.
Primeiro, os pais deixam que as crianças escolham realmente o brinquedo que querem levar ou induzem a escolha dos brinquedos para não quebrar ou estragar? E quando deixam, orientam os filhos a cuidar do seu, mas também cuidarem dos brinquedos dos amigos? Levar brinquedos na instituição é algo a ser conversado com a criança e com a família; por que digo isto? Porque já vi situações em que brinquedos foram estragados e os pais vieram pedir satisfação aos professores como se estes não tivessem cuidado para que o fato acontecesse. Vou defender aqui os professores, pois não é fácil um professor cuidar disto, mesmo por que você vira as costas e pode acontecer do brinquedo ser quebrado por algum motivo, em casa não é diferente, os brinquedos quebram.
O dia do brinquedo que poderia ser um divertimento pode se tornar algo conflituoso, recomendo que esse seja um procedimento combinado com as crianças e com os pais de forma clara e objetiva a fim de evitar situações vexatórias a todos os envolvidos neste processo.
site: www.vandaminini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário