terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia do brinquedo de casa na instituição de ensino

Algumas instituições de educação infantil permitem que as crianças levem brinquedos de casa uma vez por semana para compartilhar com os coleguinhas.  Parece perfeito, mas precisamos refletir sobre o procedimento.

Primeiro, os pais deixam que as crianças escolham realmente o brinquedo que querem levar ou induzem a escolha dos brinquedos para não quebrar ou estragar? E quando deixam, orientam os filhos a cuidar do seu, mas também cuidarem dos brinquedos dos amigos? Levar brinquedos na instituição é algo a ser conversado com a criança e com a família; por que digo isto? Porque já vi situações em que brinquedos foram estragados e os pais vieram pedir satisfação aos professores como se estes não tivessem cuidado para que o fato acontecesse. Vou defender aqui os professores, pois não é fácil um professor cuidar disto, mesmo por que você vira as costas e pode acontecer do brinquedo ser quebrado por algum motivo, em casa não é diferente, os brinquedos quebram.

O dia do brinquedo que poderia ser um divertimento pode se tornar algo conflituoso, recomendo que esse seja um procedimento combinado com as crianças e com os pais de forma clara e objetiva a fim de evitar situações vexatórias a todos os envolvidos neste processo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário