quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O que é ensinar a resolver problemas para as crianças desde cedo?

Atitudes simples do dia a dia ajudam a criança a pensar em cima de um problema; por exemplo, uma criança apresenta um cadarço desamarrado, um adulto pode imediatamente amarrar este cadarço ou pode instigar o pensamento da criança, perguntando para ela como acha que resolveria esta situação.

 Parece simples e a resposta da criança pode ser; amarra para mim, eu não sei amarrar. Mas se você quer instigar seu pensamento diga “como você pode fazer isto?” Vá dando dicas de como se amarra e perceba se ela está pensando sobre aquela situação.

 Resolver estes tipos de problemas infantis instiga ao pensamento lógico matemático e ajudará as crianças na resolução de problemas quando estiverem no ensino fundamental. Também a irem criando autonomia, necessária para seu crescimento.

 Nós adultos, professores e pais, temos que entender que a criança precisa ser instigada para desenvolver raciocínio lógico e isto cabe ao adulto ir conduzindo; mas vocês devem estar pensando: “com o pouco tempo que tenho é bem mais fácil eu amarrar e pronto”. Tudo bem, se esta for sua escolha, mas lembre-se que estarão deixando de estimular a criança a desenvolver seu pensamento e isto poderá afetar sua vida futura quando tiver que pensar para resolver situações-problemas dentro da matemática e do dia a dia. A vida é feita de escolhas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário